Sexta-feira, 25 de Junho de 2021
foto: Clebert Gustavo

Problema em compressor de ar faz com que pacientes COVID-19 da UPA Santa Paula sejam transferidos com urgência para o HU-UEPG

10/06/2021 às 09:43

Seis pacientes que estavam intubados na UPA Santa Paula com a COVID-19 precisaram de transferência para o HU-UEPG na madrugada desta quinta-feira, 10. As informações dão conta de que um compressor de ar teve problemas, o que teria causado a necessidade de transferências. Segundo o secretário de Saúde, Rodrigo Manjabosco, em entrevista à RPC, ao todo, 12 pacientes devem ser transferidos durante esta quinta-feira.

Um técnico esteve no local para avaliar o equipamento e afirmou que o conserto dependerá de uma peça que deve vir de Curitiba. A UPA Santa Paula dispõe de três compressores de ar e a Fundação Municipal de Saúde afirmou que está fazendo a aquisição de um compressor de maior capacidade.

Confira a nota oficial emitida pela Fundação Municipal de Saúde.

Por volta das 4h30 da manhã um dos três motores do compressor da UPA Santa Paula parou de funcionar. Para não correr o risco dos pacientes intubados ficarem sem oxigênio houve a transferência, até o momento, de seis pacientes para o Hospital Regional. Cada transferência acompanhou um aparelho respirador.
A FMS já acionou um eletricista que colocou para funcionar o terceiro motor, a peça terá que ser trocada, vem de Curitiba.  A FMS já está fazendo um plano de compra de um novo compressor de maior capacidade para realizar o atendimento que a UPA tem hoje. Não há falta de oxigênio. 

foto: arquivo