Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Profissionais da saúde do HU-UEPG recebem apoio da UniSecal

2020-05-06 às 09:23

Os ‘Círculos’ acontecem virtualmente e tem como finalidade ajudar no compartilhamento das experiências emocionais dos profissionais

A UniSecal é referência no Brasil no uso das metodologias da Justiça Restaurativa. E como forma de auxiliar os profissionais da saúde do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Instituição tem realizado ‘Círculos de Apoio aos Profissionais da Saúde’ com os Coordenadores das Residências, Residentes de Fisioterapia e Residentes do Programa Multiprofissional em Reabilitação do HU-UEPG. O objetivo é ajudá-los neste momento de estresse e tensão causados pela pandemia da COVID-19.

Com a realização da facilitadora e instrutora da metodologia Ma. Renata Young Blood, os ‘Círculos’ acontecem virtualmente na plataforma Zoom, seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde quanto ao isolamento social. Segundo a professora, o espaço “ajuda no compartilhamento das experiências emocionais que os profissionais da saúde vivem no contexto hospitalar e pessoal. Além dos impactos na rotina e como eles têm agido diante das pressões e o medo da contaminação pelo novo Coronavírus”, explica a coordenadora do NPJ da UniSecal.

Como funciona?

Os ‘Círculos’ são uma metodologia da Justiça Restaurativa e tem acontecido na plataforma Zoom, onde todos os participantes se encontram, virtualmente, para conversarem. Os temas são assuntos que permitem que as pessoas compartilhem suas experiências no tempo do confinamento.

Para a Dra. Juliana Carvalho Schleder, coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Reabilitação e coordenadora dos Eixos Específicos da Fisioterapia das Residências Multiprofissionais em Saúde do Idoso, Intensivismo, Neonatologia, Reabilitação e Urgência e Emergência, os ‘Círculos’ trazem uma sensação de leveza e menos sobrecarga. “Neste momento de estresse que estamos enfrentando, as atividades têm sido como uma válvula de escape ou um momento de apoio ao grupo. Está sendo muito proveitoso”, comenta a fisioterapeuta do HU-UEPG.

Com uma rotina bastante alterada por conta da COVID-19, a fisioterapeuta do HU-UEPG, Aline Steffen Albanski comenta que os ‘Círculos’ têm ajudado a observar pontos positivos, até mesmo durante uma pandemia. “Gosto de participar dos círculos. Estou aprendendo a refletir e pensar que posso aprender em momentos como esse e usar essa situação negativa para crescer”, relata Aline, que está no 2º ano de residência.

Já para Taynara Brito de Oliveira, residente em fisioterapia Neonatal, as experiências nos ‘Círculos’ possibilitam pensar sobre questões diferentes relacionadas à vida e a nós mesmos. “Também é um momento para desabafarmos, conseguirmos descarregar, de forma pacífica, o peso que a rotina nos tem trazido. É um local de desabafo sem surto e sem estresse”, observa Taynara.

Ajuda bem-vinda 

O NPJ da UniSecal já realizava os ‘Círculos’ com o HU-UEPG no ano passado. Porém, antes eram realizados presencialmente. Mesmo com a nova forma de atendimento, as profissionais da saúde aprovam o auxílio da Instituição. “Recomendaria a todos em qualquer momento, com ou sem pandemia”, pondera Aline. Segundo Taynara, a experiência dos ‘Círculos’ é positiva. “Super indico. Acredito que vale muito a pena participar. É sempre um aprendizado diferente. Aprendemos sobre nós e sobre o outro também.”, finaliza.

A UniSecal é uma Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecidamente sustentável. São vários projetos sociais que buscam contribuir com a comunidade. E para Renata, coordenadora do NPJ, a ajuda prestada pelo Centro Universitário reforça o papel social da UniSecal. “Fortalece os valores da coletividade e da solidariedade. As atividades do NPJ buscam contribuir com os grupos sociais mais vulneráveis para que recebam o apoio necessário em suas necessidades específicas”, exalta a docente do curso de Direito da UniSecal.

Como solicitar os ‘Círculos’?

Qualquer empresa ou pessoa, bem como toda a comunidade acadêmica da UniSecal, pode solicitar a participação nos ‘Círculos Virtuais’. O pedido é realizado pelo e-mail [email protected]. Após o agendamento, os participantes receberão um link e acessarão a plataforma digital no horário e dia marcado. A escolha pela ferramenta on-line segue orientações de autoridades em saúde, que explicam sobre a importância do isolamento social.

Não há nenhum custo para solicitar os ‘Círculos’. Outras informações no site da UniSecal (https://unisecal.edu.br/) ou no telefone da Central de Atendimento da Instituição (42) 3220-6700. O número é o mesmo para ligações ou mensagens via WhatsApp. Lembrando que a UniSecal tem atendido em horário diferenciado por conta da pandemia da COVID-19. O Campus Barão do Cerro Azul tem funcionado das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira, preferencialmente com horários agendados.

Informações e imagens: Assessoria de imprensa