Sábado, 13 de Abril de 2024

Programa Empreender da ACIPG realiza reuniões de núcleos de Ponta Grossa e Maringá

2020-07-14 às 15:18
Foto: Rafael Kondlatsch

O Programa Empreender da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), em parceria com a ACIM Associação Comercial e Empresarial de Maringá realizam desde a semana passada, encontros de benckmark entre os núcleos de mesmo setor. A troca de experiências, que já ocorria nas respectivas cidades, foi potencializada com o intuito de oferecer saídas para o cenário atual e planos de retomada para o pós-pandemia.

A consultora do Programa Empreender Lucilene de Fátima Oliveira conta que cerca de 70 empresas participam do benchmarking promovido entre os associados da ACIPG e ACIM. Ela relata que já ocorreram aproximadamente 10 horas de discussões entre os núcleos de maneira remota. No dia 2 de julho, o tema foi o Turismo em que foi discutido assuntos como a qualidade no Turismo, agências de viagens, Turismo Rural, Guias de Turismo e alimentação para eventos. “Ainda no dia 2 se reuniu o Núcleo de Moda de Ponta Grossa, com representantes do Moda Sindevest Jovem de Maringá. Enquanto na última quinta-feira (9) foi a vez dos Núcleos de Comunicação e de Artesãos compartilharem experiencias específicas em suas áreas de atuação”, conta.

Nesta terça-feira (14), às 19 horas, é o tema da vez é a construção. O encontro virtual contará com empresários da engenharia civil, arquitetura, energia solar, marcenarias, infraestrutura, segurança eletrônica, automação, corretores e construtores. Enquanto na quarta-feira (15) também as 19 horas, o tema será o desenvolvimento de pessoas contando com núcleos setoriais e profissionais das áreas da psicologia, coaching, consultores, entre outros segmentos relacionados.

A diretora de Associativismo, Adriana Durau aponta um resultado positivo na iniciativa sugerida pelo diretor de Fomento da ACIPG, Rafael Zanim, que tinha um contato próximo com a ACIM. Segundo ela, a maioria dos Núcleos de Ponta Grossa foram beneficiados pelo êxito da iniciativa. “No dia 29 de julho realizaremos uma grande Rodada de Negócios com o objetivo de estabelecer relações comerciais entre as empresas das duas cidades”, conta Adriana, que adianta, que o mesmo está previsto para fortalecer esta prática com outras associações da Coordenadoria das Associações Comerciais do Centro do Paraná (CACICPAR).

Zanim, facilitador da iniciativa comenta que o momento atual não está fácil para nenhum setor, pois a pandemia exige dos empresários atitudes diferenciadas não apenas para se destacar no mercado, mas também para sobreviver frente as dificuldades trazidas pela covid-19. “A ACIPG percebeu que os Núcleos Setoriais estavam carentes de trocarem informações apenas entre os empresários da cidade e por isso, esta oportunidade com nucleados de outra cidade de tamanho parecido com Ponta Grossa foi muito bem vista, por isso as reuniões tiveram uma participação expressiva de interessados”, conta.

De acordo com Zanim, a pandemia demonstrou que as vendas romperam barreiras e agora negócios são feitos de qualquer lugar e com mais rapidez do que era feito no mês de dezembro, por exemplo. “A intenção foi trazer as necessidades, as dores, os desafios, os planejamentos e estratégias dos Núcleos de Ponta Grossa, mas comparar com outra cidade de mesmo porte. O resultado foi melhor do que imaginávamos e devemos isso tanto para a equipe do Programa Empreender, como também aos nucleados que participaram e contribuíram para as reuniões serem um sucesso”, finaliza Zanim.