Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Projeto deve distribuir mais de 3 mil mudas de árvores nesta sexta-feira (24) em PG

2021-09-21 às 12:02

Em comemoração à semana da árvore, o Viveiro Florestal da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promove, nesta sexta-feira (24), o 3º Arboriza Ponta Grossa. O evento acontece das 10h às 15h, no Campus Uvaranas, onde serão doadas mais de três mil mudas de árvores nativas da região. A atividade acontecerá em frente ao Colégio Agrícola Augusto Ribas, seguindo todos os protocolos de biossegurança.

A comunidade receberá mudas de árvores frutíferas, como goiaba-serrana e uvaia, em troca da doação de 1kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão repassados às Associações de Catadores de Materiais Recicláveis de Ponta Grossa. “Esperamos que o evento possa elevar a quantidade de árvores na cidade e ao mesmo tempo sensibilizar as pessoas sobre o planejamento, plantio e manejo de árvores no ambiente urbano, contribuindo para uma arborização de qualidade”, explica Rosimeri de Oliveira Fragoso, professora coordenadora do Viveiro. Além da doação das mudas, o público receberá informações do projeto de extensão Diário de um Resíduo. “Buscaremos sensibilizar as pessoas com relação ao tempo de decomposição de alguns resíduos presentes no nosso dia a dia, em comparação ao ciclo de vida das árvores”, conta Rosimeiri.

A iniciativa ocorre em parceria com o Colégio Agrícola Augusto Ribas, Diretoria de Gestão Ambiental da Pró-Reitoria de Planejamento e Sociedade Chauá. Para João Paulo Dlugosz, engenheiro da Proplan, atividades como essa são importantes para o desenvolvimento sustentável da região, pois promovem a conscientização da comunidade sobre o papel das árvores no meio urbano.  “Os elementos arbóreos trazem benefícios como absorção de CO² do ar e liberação de oxigênio; diminuição das ilhas de calor, que são cada vez mais comuns em ambientes urbanizados; e redução da temperatura da cidade como um todo, embelezamento da paisagem”, explica.

Viveiro Florestal

O Viveiro Florestal da UEPG possui professores dos Departamentos de Fitotecnia e Fitossanidade; Biologia Geral e Química; e Biologia Estrutural, Molecular e Genética. Estarão envolvidos no evento os professores e técnicos do Colégio Agrícola e alunos dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas e Técnico em Agropecuária.

da CCOM UEPG