Um dos grandes impasses da história de Ponta Grossa é o Instituto Médico Legal (IML), que, sem contar com um prédio próprio, já passou por inúmeras mudanças de endereço. Após muitos anos de incertezas, a situação parece ter chegado ao fim e a nova sede do instituto finalmente será construída.
O novo prédio será levantado em terreno cedido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), localizado próximo à entrada do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais. Em anexo a ele, haverá também um Centro de Anatomia para práticas pedagógicas e um Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), órgão inédito no município.
Projetos
Atualmente, encontram-se em fase de elaboração os projetos executivos arquitetônicos, complementares de engenharia e instalações do novo espaço, que também vai abrigar a sede da Polícia Científica. Dois prédios serão construídos. Em um deles funcionará o IML, e, no outro, o Centro de Anatomia da UEPG. A execução da obra, com valor total estimado em R$ 8 milhões, será custeada pela Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP).
Em outubro do ano passado, o vice-reitor da UEPG, Everson Krum, conseguiu junto ao chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, um valor adicional de R$ 350 mil para as obras da nova sede. O recurso será usado para a licitação de projetos.
Ganho
O reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, destaca o “ganho pedagógico” do projeto. “Haverá um ganho pedagógico para a UEPG. Ao lado do IML, será construído um moderno um moderno Centro de Anatomia para atender aos cursos da área da saúde”, aponta.
Idealizador do projeto, Krum enfatiza a união de esforços entre os órgãos públicos. “Vai solucionar um problema importante do município e da região, e, para a Universidade e para o Hospital Universitário, abre a possibilidade para novas ações e cursos multiprofissionais na área da saúde”, observa.
Com informações: Assessoria de Imprensa – UEPG/Imagem: Reprodução