Sábado, 04 de Maio de 2024

Psicanalista Eduardo Pereira explica o que é fobia e indica formas de tratamento

2022-04-22 às 11:40

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero na rádio Lagoa Dourada FM, nesta sexta-feira (22), o psicanalista Eduardo Pereira falou sobre fobias.

Eduardo Pereira explica que há uma diferença entre medo e fobia. “O medo não é incapacitante, a pessoa pode ter medo de barata, mas ela consegue chegar e matar a barata. É incapacitante quando a pessoa não consegue fazer isso e a gente chama de fobia”, afirma.

O psicanalista destaca que os medos podem evoluir para fobias que, por sua vez, são superáveis com auxílio profissional. “A gente vai usar a psicanálise para descobrir a origem desse medo e desse trauma, que eu chamo de evento zero. O trauma é um evento marcante carregado de emoção negativa. O que causa consequências na vida da pessoa não é a lembrança, é a emoção negativa que está carregada”, afirma.

Neste sentido, o primeiro passo é descobrir qual é o ‘evento original’ do trauma. “Às vezes a pessoa é traumatizada por uma fase da vida, mas geralmente existe um evento original. Quando a gente descobre, vamos fazer a ressignificação deste evento, a retirada da emoção negativa e a ‘colocação’ de uma emoção positiva no lugar”, detalha o psicanalista.

De acordo com Eduardo, o tratamento com a psicanálise pode ter anos de duração, mas existem ferramentas que podem ser utilizadas como aliadas, como a hipnoterapia clínica. “Com a hipnoterapia, preparamos uma regressão, fazemos quatro ou cinco sessões de preparação, fazemos a regressão ao momento do trauma e eu costumo usar a ressignificação por dissociação de personalidade”, completa.

Confira a entrevista completa com o psicanalista: