A fumaça das queimadas que ocorrem no Pantanal, no Centro-Oeste do Brasil, estão encobrindo o céu de diversas regiões do Paraná desde a última quarta-feira (15), incluindo Ponta Grossa, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Por meio de vídeo divulgado nas redes sociais do Simepar, o meteorologista Lizandro Jacóbsen explica que o fenômeno foi registrado com mais intensidade nas regiões Noroeste e Oeste do estado. “Essa situação praticamente cobriu toda a região e temos esse material particulado suspenso, que deixa no fim do dia o céu um pouco mais avermelhado e um pôr do sol um pouco mais vibrante”, diz.
De acordo com Jacóbsen, a qualidade do ar fica bastante prejudicada em função da presença da fumaça, porém a situação deve mudar nos próximos dias, já que há previsão de chuva para a região, o que deve “limpar” a atmosfera.
Queimadas no Pantanal
Os incêndios no Pantanal acontecem há mais de 30 dias nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O fogo já consumiu mais de um milhão de hectares da biodiversidade, o triplo do que foi registrado no ano de 2022 inteiro.
Previsão do tempo para os próximos dias
De acordo com o Simepar, nesta sexta-feira (17) o tempo segue abafado no Paraná. No norte e oeste as temperaturas podem chegar próximas dos 40°C. Pancadas de chuva associadas ao calor, com algum temporal ocorrem em área isolada. Maior instabilidade entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, onde segue com chuvas volumosas.
da redação