Queimadas no Pantanal deixam céu encoberto por fumaça em PG e outras regiões do Paraná | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Segunda-feira, 04 de Março de 2024

Queimadas no Pantanal deixam céu encoberto por fumaça em PG e outras regiões do Paraná

2023-11-17 às 10:04
Foto: D’Ponta News

A fumaça das queimadas que ocorrem no Pantanal, no Centro-Oeste do Brasil, estão encobrindo o céu de diversas regiões do Paraná desde a última quarta-feira (15), incluindo Ponta Grossa, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Por meio de vídeo divulgado nas redes sociais do Simepar, o meteorologista Lizandro Jacóbsen explica que o fenômeno foi registrado com mais intensidade nas regiões Noroeste e Oeste do estado. “Essa situação praticamente cobriu toda a região e temos esse material particulado suspenso, que deixa no fim do dia o céu um pouco mais avermelhado e um pôr do sol um pouco mais vibrante”, diz.

De acordo com Jacóbsen, a qualidade do ar fica bastante prejudicada em função da presença da fumaça, porém a situação deve mudar nos próximos dias, já que há previsão de chuva para a região, o que deve “limpar” a atmosfera.

Queimadas no Pantanal

Os incêndios no Pantanal acontecem há mais de 30 dias nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O fogo já consumiu mais de um milhão de hectares da biodiversidade, o triplo do que foi registrado no ano de 2022 inteiro.

Previsão do tempo para os próximos dias

De acordo com o Simepar, nesta sexta-feira (17) o tempo segue abafado no Paraná. No norte e oeste as temperaturas podem chegar próximas dos 40°C. Pancadas de chuva associadas ao calor, com algum temporal ocorrem em área isolada. Maior instabilidade entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, onde segue com chuvas volumosas.

Em Ponta Grossa, a temperatura deve chegar na casa dos 30ºC nesta sexta (17). No sábado (18), a previsão é de 10 milímetros de chuva, com mínima de 19ºC e máxima de 30ºC. Já no domingo (19), o acumulado é de 24 milímetros de chuva e temperaturas mais amenas: mínima de 17ºC e máxima de 21ºC.

da redação