Domingo, 19 de Maio de 2024

Rangel anuncia novas ações para reabertura do comércio em PG

2020-04-22 às 09:18

Na manhã desta quarta-feira (22), o prefeito Marcelo Rangel comentou sobre as novas ações previstas para o combate ao coronavírus em Ponta Grossa. As declarações foram dadas durante o programa diário que Rangel mantém na Rádio Mundi FM.

“Ponta Grossa deu um grande exemplo nos últimos dias. O número de pessoas usando máscaras nas ruas aumentou muito e nenhuma empresa desrespeito o decreto proibindo aglomerações no comércio. Por isso, poderemos avançar na economia e dar mais um grande passo”, avalia Rangel.

Uso obrigatório de máscaras

A primeira medida anunciada por Rangel é tornar obrigatório o uso de máscaras de proteção no comércio e demais locais públicos. Além de incentivar a população a fabricar as próprias máscaras em casa, a Prefeitura Municipal também está distribuindo equipamentos produzidos pelos detentos do sistema prisional. 

“Quando existe uma lei que torna obrigatório o uso de máscaras, qualquer pessoa pode ser tornar fiscal. Com isso, quem não estiver utilizando certamente vai ficar mais constrangido em não estar cumprindo uma determinação legal”, enfatiza.

Reabertura dos shoppings e praças de alimentação

Outro anúncio feito por Rangel é a intenção de reabrir os shoppings centers para maiores de 18 anos, incluindo a praça de alimentação. De acordo com o prefeito, esta medida seria necessária para impedir que pais levem crianças para passear e que adolescentes se reúnam no shopping.

“Sou o maior incentivador de uma abertura do shopping, desde que as pessoas não vão lá para passear. Ou você vai lá para fazer compras ou para levar sua família para passear e, nesse momento, o passeio causa aglomeração e está condenado”, afirma.

Rangel cita como exemplo a cidade de Cascavel que foi a primeira a permitir a reabertura dos shoppings, mas manteve a restrição para a praça de alimentação. “A intenção é fazer diferente de Cascavel, que abriu os shoppings sem as praças de alimentação, prejudicando quem trabalha no setor”, alega.

Outra restrição é com relação a utilização dos elevadores no interior dos shopping centers. Será permitido apenas o uso das escadas rolantes que receberão higienização constante para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. 

Plano para reabertura de academias e igrejas

Rangel também anunciou que irá iniciar o planejamento para reabertura de academias, centros de ginásticas e igrejas. Ele destacou a importância da segurança e da responsabilidade neste momento.

“As academias e as igrejas são um dos problemas mais graves que nós temos hoje, porque teriam que ser impostas várias restrições para permitir o funcionamento desses estabelecimentos. Não sei se vale a pena sequer abrir uma empresa com uma restrição tão severa”, pondera.

O prefeito destacou ainda inclusive as academias ao ar livre e as academias da terceira idade, localizadas nas praças públicas, estão interditadas.