O uso obrigatório de máscara no estado do Paraná pode ser flexibilizado ainda em 2021, permitindo que a população celebre as festas de fim de ano sem o item de proteção. A informação foi dada, na sexta-feira (5), pelo governador do Paraná, Ratinho Junior, durante evento em Londrina, no norte do estado.
Em entrevista ao portal G1, Ratinho explicou que a liberação depende do avanço da vacinação. “Acredito que, se nós chegarmos em novembro 80% dos adolescentes vacinados, começando dezembro próximo dos 100%, podemos começar em um Natal sem máscara, mas isso de forma muito técnica e sem colocar em risco a população”, afirmou o governador.
O Paraná já aplicou 16.094.632 vacinas contra a Covid-19, sendo 8.680.041 primeiras doses, 6.581.894 segundas doses e 324.596 doses únicas.
Ponta Grossa
A prefeitura de Ponta Grossa publicou um decreto com o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços abertos. Desde segunda-feira (1°), segundo decreto municipal, o item passou a ser opcional, “a critério [da população] e condição sanitária”.
Contudo, apesar do decreto, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) afirmou que a medida não tem validade pois “sempre vale a medida mais restritiva, neste caso, o decreto estadual, além do uso ser obrigatório por lei no Paraná”.
Com informações G1 e Bem Paraná. Foto: AEN