Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Recape já contempla maior parte da Avenida Manoel Ribas em Guarapuava

2020-09-10 às 10:25

As obras da avenida Manoel Ribas entram na fase conclusiva. Após o recape asfáltico entre o Parque das Crianças e o trevo principal de Guarapuava, agora chegou a vez da sinalização vertical. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, cerca de 33 mil metros de recape entre a rua São Paulo até o trevo compõem o projeto em conclusão.

Entretanto, a primeira parte da recuperação asfáltica, já está pronta. Compreende a partir do Chafariz da XV de Novembro até o Parque de Exposições Lacerda Werneck. Todavia, após a conclusão de parte da rua Professor Becker, será iniciada a revitalização do meio da ‘Manoel Ribas’. Esse trecho começa na XV de Novembro e segue até o Parque das Crianças.

O conjunto da obra muda o visual da avenida que corta a cidade. É que o projeto paisagístico entre as duas pistas dá um colorido especial com espécies de flores da época. Conforme o engenheiro florestal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Saulo Vinicius Kuster da Silva, houve o plantio e reposição de cerca de 180 mil mudas de flores na extensão da avenida.

“Estamos com espécies de inverno”. Segundo o engenheiro, são petúnias, cravinas, boca-de-leão e amor-perfeito. Cerca de 50% das mudas são produzidas no viveiro municipal e o restante é comprada de terceiros.

Porém, o ganho de luminosidade com a nova iluminação pública, agora com lâmpadas em LED, contribui com o visual da ‘Manoel Ribas’. De acordo com a Prefeitura, o processo de eficiência e modernização energética se deve à Parceria Público-Privada.

Assim, na avenida, por exemplo, houve a substituição das lâmpadas comuns de 400W de vapor de sódio. Conforme o engenheiro eletricista da Prefeitura, Marcelo Pinto da Silva, há cerca de 50% de redução no consumo de energia municipal. Por fim, as lâmpadas têm vida útil de 50 mil horas.

Com informações: RedeSul de Notícias/Foto: Junior Guimarães/RSN