Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Ricardo Zanetti, diretor técnico do HU, esclarece detalhes sobre protocolo de escolha de pacientes

2021-03-15 às 16:51

O Hospital da Universidade Estadual de Ponta Grossa propôs na semana passada, a adoção de um protocolo de alocação de recursos, voltado à decisão da ordem em que serão atendidos os pacientes. O objetivo é tirar das mãos dos profissionais de saúde a carga emocional de ter que lidar com as decisões de maneira subjetiva.

O professor Ricardo Zanetti, médico e diretor técnico do HU-UEPG, explica os critérios, os objetivos da adoção deste protocolo e os passos para a aprovação do protocolo e adoção nos hospitais da 3ª Regional de Saúde.

O protocolo, indicado pela Organização Mundial da Saúde e organizado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira, considera três critérios para compilar um sistema de pontuações: primeiro, salvar mais vidas a curto prazo (gravidade do quadro clínico); segundo, garantir mais dias de vida a longo prazo (presença de comorbidade grave e possibilidade de auto-cuidado); e terceiro, dar oportunidade para que o paciente passe por mais ciclos de vida (menor faixa etária).

“O HU continua atendendo os pacientes e, enquanto for possível, o fará. Pedimos à população que faça a sua parte”, destaca Zanetti.

Confira o vídeo:

VEJA TAMBÉM

Hospital Universitário propõe protocolo de escolha para pacientes com COVID-19

Vídeo: Assessoria da UEPG