Segunda-feira, 27 de Maio de 2024

Rota da Fraternidade faz campanha de arrecadação para compra de respiradores em PG

2020-04-13 às 17:58

Diante da atual pandemia de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, as ações de solidariedade estão se intensificando no Brasil. Em Ponta Grossa a Rota da Fraternidade está buscando doações para a compra de respiradores para leitos de UTI. “Desde 2007 nós fazemos campanhas de arrecadação de roupas, alimentos e insumos para 13 instituições da cidade. E agora com a situação do Covid-19 estamos arrecadando recursos para compra de respiradores e insumos hospitalares”, explica Ricardo Bahls, diretor da Rota.

De acordo com Bahls, a ideia partiu do médico Pedro Compasso, que é integrante da Rota e clínico no Hospital Bom Jesus. “Ele que levantou a questão de que, se Ponta Grossa acompanhar a tendência mundial, vamos precisar de mais respiradores na cidade”, conta. A cidade possui hoje 110 leitos de Unidade de Terapia Intensiva com ventilação mecânica, onde parte deles já são ocupados por pacientes de outras doenças.

Cada respirador tem o custo de 68 mil reais e a cada vez que as doações atingirem o valor, um leito de UTI será criado no município. Além dos equipamentos, a campanha, que leva o nome de Ajuda Coronavírus PG, também permitirá a compra de insumos e itens de proteção individual para os profissionais da saúde que atuam diretamente no combate ao vírus.

Os interessados em contribuir com a campanha podem acessar o site do projeto na internet e escolher o valor que deseja contribuir. Mais informações sobre o projeto também estão disponíveis no site.