Quarta-feira, 09 de Outubro de 2024

Sancionado por Lula, Estatuto da Segurança Privada rege normas para empresas de monitoramento e segurança privada

2024-10-09 às 17:22
D’Ponta News

O sócio-proprietário da empresa Inviolável, Cláudio Alberto Pogere esteve em entrevista, manhã desta quarta-feira (9), no  programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba).

Confira os destaques da entrevista:

No mês de setembro, o presidente Lula sancionou a Lei 14.967, de 2024, que institui o Estatuto da Segurança Privada. Até a sanção, Cláudio explica que existia uma diferença entre empresas de monitoramento eletrônico e segurança privada; estas empresas eram regidas por órgãos diferentes. Com a validação, ambas passaram a ser regidas pela Polícia Federal.

Cláudio diz que pesquisas demonstram que para cada vigilante legalizado, atualmente existem quatro trabalhando de forma clandestina no Brasil. “E essas empresas estão aí no mercado”, ressalta e questiona: “de que forma eles estão protegendo?”.

Ele explica que, após a lei ser sancionada, foi realizado um fórum na cidade de Maringá, onde participaram mais de duzentas empresas e foram reunidos especialistas, para debater o que rege a norma. Para que uma empresa preste estes serviços, ela deve estar enquadrada nesta nova legislação, conforme explica Pogere.

A Inviolável é uma franquia, que está dentro de todas os requisitos regidos pela lei sancionada e que está presente, atualmente, em 323 cidades em todo o país. Possui tecnologias aliadas na segurança de grandes locais, como indústrias e condomínios, através de câmeras com sensores de calor e de movimento.

A empresa possui cerca de dois mil clientes e presta serviços como controle de acesso e segurança privada, dentro deste estão instalações de alarmes e sistemas de monitoramentos por câmeras e atende desde residências a até grandes edifícios, comércios e em todos os bairros.

Assista a entrevista completa: