Sexta-feira, 21 de Junho de 2024

Sem UTI no HU, novos pacientes graves da Covid-19 podem ser encaminhados para outras cidades

2020-07-14 às 18:58

O Hospital Universitário Regional de Ponta Grossa anunciou a lotação dos leitos de UTI na ala da Covid-19 no início da noite desta terça-feira (14). Em conversa com o D’Ponta News, Robson Xavier, chefe da 3° Regional de Saúde, explicou que outros dez leitos estão sendo viabilizados.

“Foi publicada uma nova resolução que determina como serão os procedimentos para a contratação de UTI’s. Fizemos uma reunião com os hospitais ontem (13), encaminhamos a resolução para que eles possam enviar documentação. Neste momento estamos trabalhando para a abertura de dez novas UTI’s. Não necessariamente será no Bom Jesus, até porque estamos aguardando equipamentos”, disse o responsável pela 3° Regional de Saúde.

Para quem precisar de vaga de UTI neste período, Robson explica que a determinação será da ‘Central de Leitos’. “Nós trabalhamos de um forma macrorregional. Os usuários do SUS que necessitarem serão direcionados para o local que pode ofertar o acesso aos serviços de saúde. Nesse sentido nossos pacientes podem ir para Telêmaco, Guarapuava, Curitiba. Todos os leitos são regulados pela Central de Leitos”, diz.

Robson reforça que a lotação máxima é temporária. “Esse número de 20 leitos ocupados no HU é muito variável. Pode ser que amanhã nós tenhamos pacientes que possam receber alta para leitos clínicos”, conclui,

Não há previsão da liberação dos novos leitos de UTI.