A semana começou de forma típica de inverno no Paraná, com muito frio! Segundo o Simepar, o centro mais intenso de uma massa de ar de origem polar atua sobre o sul do Brasil.
As temperaturas mínimas desta segunda-feira, 19, no Paraná: Menor valor registrado em General Carneiro, com -5,4°C. Em várias cidades do oeste, sudoeste, centro-sul, Campos Gerais e RMC valores negativos foram observados. Foi também o dia mais frio do ano em muitos municípios: Guarapuava, Ponta Grossa, Toledo, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Francisco Beltrão e União da Vitória, por exemplo. Em Curitiba a menor temperatura foi de 1,5°C (entre às 06 e 07 horas). Não foi o valor mais baixo do ano na capital (0,4°C no dia 30/06). Às 7h30, PG registrava -3,6º nos termômetros.
Veja as mínimas, às 6h, em algumas cidades:
- General Carneiro: -4,5°C
- Guarapuava: -4,3ºC
- Pinhão: -4,3°C
- Ponta Grossa: -3,1°C
- Palmas: -3,0°C
- Pato Branco: -2,6ºC
- Toledo: -2,6°C
- Cascavel: -0,7ºC
- Foz do Iguaçu: -0,5ºC
- Curitiba: 1,6°C
- Maringá: 2,5ºC
- Londrina: 2,6ºC
- Umuarama: 3,2ºC
Nas próximas 24 horas no Paraná, o declínio das temperaturas é intenso em diversas regiões, com possibilidade de valores negativos, principalmente em áreas da metade sul paranaense. Há previsão de formação de geadas, com risco mesmo em porções mais ao norte. Durante a manhã e tarde o sol predomina, mesmo assim não chega a aquecer muito. O mar fica bastante agitado.
Nesta terça-feira, o frio continua intenso e as temperaturas novamente apresentam valores bem baixos no estado. Com esta tendência, novamente há previsão de geadas ao amanhecer. O ar frio que predomina também é mais seco, possibilitando perda radiativa de calor junto à superfície para atmosfera. Ao longo do dia a nebulosidade aumenta um pouco no interior.