A semana começou de forma típica de inverno no Paraná, com muito frio! Segundo o Simepar, o centro mais intenso de uma massa de ar de origem polar atua sobre o sul do Brasil.
As temperaturas mínimas desta segunda-feira, 19, no Paraná: Menor valor registrado em General Carneiro, com -5,4°C. Em várias cidades do oeste, sudoeste, centro-sul, Campos Gerais e RMC valores negativos foram observados. Foi também o dia mais frio do ano em muitos municípios: Guarapuava, Ponta Grossa, Toledo, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Francisco Beltrão e União da Vitória, por exemplo. Em Curitiba a menor temperatura foi de 1,5°C (entre às 06 e 07 horas). Não foi o valor mais baixo do ano na capital (0,4°C no dia 30/06). Às 7h30, PG registrava -3,6º nos termômetros.
Veja as mínimas, às 6h, em algumas cidades:
Nas próximas 24 horas no Paraná, o declínio das temperaturas é intenso em diversas regiões, com possibilidade de valores negativos, principalmente em áreas da metade sul paranaense. Há previsão de formação de geadas, com risco mesmo em porções mais ao norte. Durante a manhã e tarde o sol predomina, mesmo assim não chega a aquecer muito. O mar fica bastante agitado.
A intensa massa de ar frio e seco continua mantendo o tempo bastante gelado em todas as regiões paranaenses nesta terça-feira, 20. Previsão de geadas para todos os setores paranaenses, inclusive na microrregião de Antonina/Morretes, no Litoral. Nas regiões Sul, Sudoeste, Campos Gerais e centro-sul geadas moderadas a fortes. Na faixa norte, as geadas serão fracas.
Em Ponta Grossa a terça-feira, 20, deve ser, também, de muito frio. A mínima prevista pelo Simepar é de 1º e a máxima não deve passar dos 14º. A previsão é de geada na região. Na quarta, 21, apesar da mínima em 3º, os termômetros podem chegar aos 19º no meio do dia.