Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Semana da Família terá programação nas paróquias da Diocese de PG

2022-08-13 às 11:40

A Igreja Católica no Brasil celebra, a partir deste domingo (14), Dia dos Pais, a Semana Nacional da Família. Com o tema ‘Amor Familiar, vocação e caminho de santidade’, a série de encontros propostos pela Pastoral Familiar completa 30 anos evangelizando as famílias do Brasil. “A Semana Nacional da Família é um momento forte de fé, de oração e de muita ação, muito trabalho. É tempo favorável para comemorar, celebrar e agradecer a Deus por esta caminhada e história tão bonita e profunda”, destacou o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers.

Iniciada em São Paulo na década de 1970, a Semana da Família foi alcançando outros estados até o início dos anos 90. Em 1992, a CNBB aprovou a celebração em âmbito nacional. Assim, a Semana Nacional da Família está inserida no contexto do Mês Vocacional. Neste ano, segue o tema proposto no X Encontro Mundial das Famílias, realizado em junho, e do XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, marcado para o fim de agosto, em Governador Celso Ramos (SC).

Na Diocese, as paróquias estão mobilizadas com diferentes programações. Na Comunidade São Pedro, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, na Vila Marina, em Ponta Grossa, um terço luminoso abrirá a Semana da Família, na segunda-feira (15), às 19h30.  “Será uma atividade da Catequese, onde envolveremos nossas oito comunidades com as famílias de nossos catequizandos.  Será no sistema drive in, onde deverão estar no pátio na igreja 80 carros, com as famílias convidadas a representarem os 600 catequizandos que fazem parte da nossa paróquia”, explica a coordenadora da Pastoral, Maria Inês de Oliveira.

Os mistérios do terço serão meditados seguindo a proposta da CNBB, com os textos do Terço Vocacional da Família, Vocação e Missão, acrescenta Maria Inês, citando que participarão também integrantes da Pastoral Familiar. “Com essa atividade, nosso pároco, padre José Sávio Mariano, fará a abertura da Semana da Família em nossa paróquia”, destaca.

Na Paróquia/Catedral Sant’Ana, a Semana da Família acontece de domingo a sábado que vem (20). A abertura se dará com missa às 11 horas e bênção dos pais. Na terça-feira (16), às 19 horas, haverá terço luminoso das vocações e, em seguida, celebração da Palavra. Dia 17, missa com novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, às 18 horas, e, dia 20, sábado, missa às 18 horas, com bênção às famílias, na Catedral, e, às 19h15, na Capela São Paulo Apóstolo.

da assessoria