Sábado, 12 de Outubro de 2024

Senador pedirá investigação sobre participação do PL em tentativa de golpe; “Se comprovada a atuação, vou requerer a cassação do registro do partido”, afirma

2024-02-08 às 13:53
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Nesta quinta-feira (08) o senador Humberto Costa afirmou que irá enviará para a Procuradoria Geral da República um pedido de investigação para averiguar a participação do Partido Liberal em tentativa de golpe e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. A informação foi confirmada por Costa em suas redes sociais. “Se comprovada a atuação, vou requerer a cassação do registro do partido por envolvimento em atividade criminosa”, afirmou o senador, que, de acordo com o Jornal da Band, foi um dos políticos monitorados no caso da Abin Paralela.

O pedido vem no mesmo dia em que a Polícia Federal deflagrou uma operação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, ex-ministros e ex-assessores dele investigados por tentar dar um golpe de Estado no país e invalidar as eleições de 2022, vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva. Foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares diversas da prisão, que incluem a proibição de manter contato com os demais investigados, proibição de se ausentarem do país, com entrega dos passaportes no prazo de 24 horas e suspensão do exercício de funções públicas.

A operação chegou em Ponta Grossa, onde Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro, foi preso – clique aqui para mais detalhes.