Sábado, 18 de Maio de 2024

SEO no Instagram: como melhorar seu ranqueamento nos resultados de busca?

Usar SEO no Instagram otimiza o perfil para os resultados de busca da rede social e dá uma visibilidade muito mais ampla às marcas. Saiba mais!
2024-05-15 às 13:30

Provavelmente, você já ouviu falar na otimização para mecanismos de busca. É uma das principais estratégias de crescimento orgânico no Google e YouTube. O que talvez não saiba é que também é possível usar SEO no Instagram.

Isso mesmo. Ao contrário do que muitos pensam, mecanismos de busca não são as únicas plataformas que podem ser otimizadas para um melhor alcance orgânico. As técnicas de SEO também são usadas para crescer no Instagram.

Trata-se de boas práticas que melhoram perfil e conteúdos de marcas posicionadas na rede social. O objetivo? Aumentar sua visibilidade. Principalmente, no campo de pesquisa do Insta.

Quando aplica técnicas de SEO no Instagram, profissionais e empresas são encontrados com facilidade por usuários que têm algum nível de interesse na proposta da marca, isto é, dores e desejos parecidos.

Assim, o SEO é a chance de levar a mensagem da marca a um público relativamente amplo e qualificado. Logo abaixo, listamos as melhores práticas de SEO para colocar seu perfil comercial no topo dos resultados de busca. Confira!

6 melhores práticas de SEO no Instagram para potencializar o alcance orgânico do perfil

1. Faça uma bio organizada e atrativa

Primeiramente, faça uma bio organizada e atrativa. A primeira impressão é a que fica, não é? No Instagram, o cartão de visitas da marca é a biografia do perfil. É a oportunidade de comunicar quem você é e o que faz.

Neste espaço, profissionais e empresas só têm 150 caracteres para se apresentar. Por isso, a bio precisa ser clara, objetiva e impactante. Ela tem que resumir bem o posicionamento da marca na plataforma.

Além de prender a atenção de visitantes, uma bio escrita corretamente faz o algoritmo compreender melhor o conteúdo da conta e mostrá-la somente às pessoas certas.

2. Crie conteúdo de qualidade

O conteúdo é o carro-chefe do SEO no Instagram. Ele é o que mantém o engajamento dos seguidores na proposta do perfil. Em função disso, compartilhe publicações de qualidade consistentemente na rede social.

Publique fotos e vídeos de alta qualidade, dicas valiosas, histórias inspiradoras, entre outros tipos de conteúdo. Para diversificar, use também diferentes funcionalidades na estratégia. Feed, Stories, Reels, Close Friends.

Seja como for, estabeleça uma frequência ideal de postagens no Instagram. Nem pouco, nem muito. Então, prepare conteúdos que vão ajudar quem te acompanhar a sair de um ponto A para um ponto B.

3. Coloque palavras-chaves relevantes

Nas publicações da marca, coloque palavras-chaves relevantes dentro do nicho de atuação da marca. São termos específicos que devem aparecer algumas vezes nos conteúdos escritos.

Por exemplo, palavras-chaves relevantes dentro do mercado fitness seriam: cardio, emagrecimento, perda de peso, dieta saudável, treino em casa, suplementação, entre outros.

Neste caso, o profissional ou empresa da área deve desenvolver textos que explorem as palavras-chaves em questão para aumentar suas visualizações. Uma vez que são termos relacionados ao que o público mais busca.

4. Use boas hashtags

Além de palavras-chaves, adicione boas hashtags nos posts da marca. O recurso serve para segmentar a entrega dos seus conteúdos feita pelo algoritmo. Desde que, profissionais e empresas sejam bem específicos.

Em outras palavras, é necessário encontrar hashtags estratégicas para usar no Instagram. De nada adianta, colocar palavras com um “jogo na velha” na frente em suas publicações aleatoriamente.

As hashtags precisam ser relevantes para o conteúdo e mercado. Também é recomendado não exagerar na quantidade. 5 ou 10 hashtags já é o suficiente para separar suas postagens em determinadas categorias.

5. Legibilidade, voz ativa e orações curtas

Vários aspectos da comunicação da marca devem ser ajustados para o SEO no Instagram. Em textos longos, por exemplo, é bom que profissionais e empresas quebrem o conteúdo em diversos parágrafos.

Isso melhora consideravelmente a retenção da audiência, pois o texto parece menor do que realmente é. Ou seja, é bem provável que o visitante ou seguidor leia até o fim.

Assim também, use a voz ativa e deixe as orações curtas. Ambas tornam suas publicações mais diretas e envolventes. Com isso, evita que o interesse do público se perca por conta de “enrolações”.

6. Marque perfis e insira geotags

Sempre que possível, marque perfis e insira geotags nos conteúdos da marca. São práticas de SEO no Instagram capazes de melhorar bastante o alcance orgânico do perfil.

As marcações criam uma conexão direta com outros perfis e suas respectivas comunidades. Isso gera mais alcance e engajamento. Além de ser bastante valorizado pelo algoritmo.

Por sua vez, as geotags aumentam ainda mais a segmentação das postagens. Elas ficam visíveis para qualquer pessoa que esteja navegando por determinada área geográfica no Instagram. Assim, a marca é encontrada com facilidade.

Conclusão

Por fim, o SEO no Instagram muda totalmente o alcance orgânico de marcas na rede social. Com as técnicas de otimização, você usa o algoritmo a seu favor para conquistar resultados expressivos.

Então, siga as boas práticas de SEO em seu perfil comercial o quanto antes para colocá-lo em destaque nos resultados de busca. É uma oportunidade de ouro para ser relevante na rede social.