Sindicato Rural de PG: Tecnologia de precisão garante 100% de assertividade na implantação de poços artesianos | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024

Sindicato Rural de PG: Tecnologia de precisão garante 100% de assertividade na implantação de poços artesianos

2023-03-31 às 11:35

Em live do Quinta com Café, promovida pelo Sindicato Rural de Ponta Grossa, na noite desta quinta-feira (30), o presidente Gustavo Ribas Netto e a empresa Hidroponta debateram sobre como a inovação e a tecnologia de precisão podem ajudar o produtor rural a economizar na hora de fazer um poço artesiano.

O poço artesiano é um tipo de poço tubular profundo, em que a água é captada de um reservatório subterrâneo profundo. Segundo a Hidroponta, a utilização de tecnologias para identificar o melhor local da propriedade para instalar o poço artesiano garante 100% de assertividade na captação da água. “Temos um equipamento que realmente faz um ultrassom do solo. Com esse ultrassom a gente sabe a zona mais densa do terreno, que tem a maior concentração e provavelmente vai ser o maior volume de água, a máquina não tem como garantir qual o volume, mas garante que é o ponto ideal. Se você fez esta radiografia do terreno, sabe o local certo”, pontua o empresário.

Outro diferencial é a telemetria, tecnologia que permite ao proprietário acompanhar todo o funcionamento do poço por meio do celular. “São vários sensores instalados no seu poço, você sabe a vazão de água, vamos saber se a bomba está trabalhando direito, consegue acompanhar tudo isso do seu próprio celular, junto com a automação do poço. Tem como saber as estatísticas do seu poço e se ele está com algum problema antes de dar aquela correção que você precisa fazer emergencial”, explica.

A Hidroponta faz toda a parte de perfuração, sondagem digital, outorga e regularização, análise da água e toda a parte de manutenção dos poços.

Confira a live na íntegra: