Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Solidariedade: Artesã doa máscaras de pano para proteção de população carente

2020-04-13 às 14:48

Para evitar a disseminação do novo coronavírus, autoridades sanitárias recomendam que a população saia às ruas apenas utilizando máscaras de proteção, sejam elas cirúrgica ou de pano. E foi pensando na proteção de quem não tem acesso a esses equipamentos que a artesã Orleze dos Santos passou a confeccionar e disponibilizar máscaras de pano para pessoas carentes. “Eu sempre vejo o pessoal passando aqui em frente de casa sem máscara, principalmente os catadores de reciclável, então resolvi colocar máscaras ali no portão para eles pegarem e se protegerem”, explica.

Orleze conta que no início o projeto não teve adesão. “Eu fiz uma máscara e deixei ali no portão, mas ninguém pegou. Então pedi para a minha filha escrever um cartaz falando que era para o pessoal que precisa pegar”. Para cobrir os custos, a artesão também vende as máscaras pelo preço de R$ 3 a unidade. “A cada três máscaras que eu vendo eu faço uma para doar. A ideia não é ter lucro, é apenas para cobrir os custos do material e da luz que eu gasto”, explica.

As máscaras estão disponíveis na rua Expedicionário Darcy Soares, 148, no bairro Cará-Cará, onde a artesã mora. Orleze também está em busca de doações para poder aumentar a produção. “Preciso de tecido de tricoline e elástico, assim não vou precisar vender as máscaras para ajudar quem precisa”, afirma. Quem quiser ajudar pode entrar em contato com a artesã pelo telefone (42) 99954-2576.