Na quinta-feira (28), o Time de Inovação promoveu um workshop híbrido aos colaboradores que fizeram parte dos squads de inovação em 2021, times multidisciplinares montados para identificar dores e propor soluções dentro da cooperativa.
Durante cerca de uma hora, eles foram divididos em quatro grupos e tiveram 10 minutos para construir uma proposta de modelo para o ciclo de 2022. Após esta etapa, foram definidos os líderes de cada grupo responsáveis por apresentar a proposta para os demais, que tiveram sete minutos para apontar sugestões e considerações. Ao final do encontro, os times apresentaram um pitch de dois minutos da versão final da proposta.
Segundo Felipe Baranoski, líder do Time de Inovação, o intuito foi envolver os participantes na construção da continuidade da frente de inovação relacionada aos squads.
“No ciclo 2021, tivemos inúmeras lições aprendidas e o principal, a visão e experiência dos times que participaram. O próximo passo é convergir as quatro propostas considerando todos os aspectos que podem funcionar para o ciclo 2022. Com isso, construiremos um ciclo otimizado conforme as necessidades dos principais envolvidos”.
O trabalho em equipe, o foco no resultado e o enfrentamento de possíveis adversidades foram alguns dos aprendizados proporcionados pelo workshop, de acordo com Diuliana Sukoski, assistente administrativo do Hospital Geral Unimed.
“Aprendi que sempre ouviremos um ‘não’ e que ele é necessário para o aperfeiçoamento, crescimento, amplitude das nossas ideias. Aprendemos que elogiar é fácil, é agradável, mas que expor os pontos negativos traz as melhorias, diminui a taxa de erros, as frustações, e faz com que as ideias tomem norte e se solidifique. E não posso deixar de falar do trabalho em equipe, que é o movimento entre pessoas com pensamentos diferentes, mas que quando se unem consegue transformar uma ideia simples em algo completo”.
Simone Lacerda, analista de Contas Médicas, acredita que a integração com colegas de setores diferentes em ações como essa contribui com a busca por novas soluções e maneiras de desenvolver os projetos.
“É um estimulo para sairmos de nossa zona de conforto, compartilhar mais nossos conhecimentos e estarmos abertos para aprender com os colegas. É uma satisfação fazer parte do time com tantas pessoas interessadas e engajadas na busca do bem maior, a melhoria contínua de nossa cooperativa”.
Ao ampliar o envolvimento dos colaboradores nas frentes de inovação, a cooperativa visa continuar alimentando a cultura de inovação e favorecendo as mudanças de modelo mental.
“Atividades como essa são importantes para valorizar as ideias, visão e conhecimentos dos colaboradores, além de desmitificar que para construir uma iniciativa é necessário muito tempo, conhecimento e perfeccionismo. O tempo previsto do Workshop era de 1h30, finalizamos em uma hora com quatro propostas de modelos considerando as lições aprendidas do ciclo anterior, validando algumas hipóteses anteriormente levantadas, o que garantirá maior assertividade no novo ciclo”.
Se depender de Diuliana, os colegas que participarem do ciclo 2022 podem experimentar sem receio. “Minha expectativa é que, cada vez mais, a ideia de inovar esteja presente no dia a dia dos nossos colaboradores, e que transpareça essa inovação aos nossos benificiários. Que essa cultura de inovar que está em processo em nossa cooperativa se solidifique, e se torne cada vez mais forte. Com os incentivos e participação ativa por parte da nossa Diretoria, percebemos que esse projeto irá muito além. Pois precisamos de novas ideias, de novos olhares, de pessoas que não tenham medo do novo, que vejam em cada situação a chance de fazer a diferença”.
da Comunicação Unimed PG