Quinta-feira, 28 de Março de 2024

TCE-PR e INPE firmam parceria para fiscalizar obras via satélite

2021-12-08 às 15:15

Nesta quinta-feira (9 de dezembro), às 17h30, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) assinará, em Brasília, acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) visando o monitoramento de grandes obras públicas com a utilização de imagens de satélites. A parceria com o MCTI será desenvolvida por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O ministro, o astronauta Marcos Pontes, e o diretor do INPE, Clezio Marcos de Nardin, confirmaram presença na cerimônia de assinatura, que será realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, na capital federal, e terá transmissão simultânea pelo canal do MCTI no YouTube. O TCE-PR agradece a realização da parceira e considera que ela trará benefícios consideráveis à melhoria da fiscalização do gasto público, contribuindo para a execução, correta e no tempo certo, de obras em todo o Paraná.

Por meio do convênio, o INPE capacitará servidores do Tribunal de Contas do Paraná para analisar as imagens fornecidas pelo órgão. Nos últimos meses, o uso dessa tecnologia já foi testado em três obras no Paraná: um hospital em Francisco Beltrão; a pavimentação da Estrada do Socavão, no município de Castro; e a reforma e ampliação do Aeroporto de Maringá. Foram utilizados dois satélites (CBRES-4 e CBRES-4A), que registraram em detalhes a evolução das obras, com imagens nítidas e aproximadas.

Com a nova tecnologia haverá um ganho expressivo na quantidade de obras fiscalizadas e um acompanhamento mais preciso do cronograma de execução. A parceira ganha ainda mais relevância neste momento, em que as viagens para a inspeção in loco das obras estão restritas, devido à pandemia da Covid-19. No trabalho, deverão ser usadas as imagens do sistema de satélites atualmente utilizado pelo governo brasileiro.

do TCE-PR