Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Tecnologia 5G chega a Curitiba na próxima terça-feira (16)

2022-08-12 às 15:35

O sinal da tecnologia 5G deve chegar a Curitiba na próxima terça-feira (16), de acordo com Moisés Queiroz Moreira,  presidente do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi). Além da capital do Paraná, Salvador (BA) e Goiânia (GO) também devem receber a ativação na próxima semana.

Entretanto, o Grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sugeriu prorrogar em 60 dias, o prazo para que a tecnologia comece a operar em 15 capitais do país, devido ao cronograma de entrega de equipamentos necessários para evitar transferências de sinal. Pela regra atual, todas as capitais deveriam receber o sinal até o fim de setembro, porém a am

As 15 capitais são: Recife (PE), Fortaleza (CE), Natal (RN), Aracaju (SE), Maceió (AL), Teresina (PI), São Luís (MA), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Belém (PA). Agora, essas 15 cidades precisam estar liberadas para a ativação do 5G até 28 de outubro. As operadoras então teriam mais 30 dias para ligar o sinal, até 27 de novembro.

Durante a coletiva desta sexta-feira (12), Moreira afirma que medida é necessária para garantir a segurança das instalações do 5G nessas localidades. “A cautela para estender esse prazo é uma questão de prudência, caso contrário poderemos enfrentar muito tumulto, com muita judicialização”.

Com informações Correio Braziliense