Segunda-feira, 25 de Agosto de 2025

Teixeira Soares reconhece fumicultura como atividade estratégica para economia local

Atividade é considerada como essencial para a identidade cultural do município
2025-08-25 às 15:07
Foto: Reprodução

A Prefeitura de Teixeira Soares sancionou, nesta quarta-feira (20), uma lei que declara a fumicultura como uma atividade de interesse econômico, social e cultural para o munícipio. A proposta foi aprovada pela Câmara Municipal e agora passa a integrar a legislação local. A prática de agricultura é referente ao cultivo de tabaco.

De acordo com a Lei, a fumicultura é responsável por garantir o emprego e a renda de diversas famílias da zona rural, contribuindo para a permanência de pequenos produtores no campo. Além do cultivo, a lei também reconhece como estratégicas as atividades de beneficiamento, comercialização e industrialização do tabaco, consideradas fundamentais para a economia e para a identidade cultural do município.

A nova legislação abre espaço para que a administração municipal desenvolva políticas públicas de incentivo ao setor. Ações como acesso a crédito e assistência técnica, capacitação de produtores, estímulo à organização de cooperativas e associações estão previstas na Lei.

O texto ainda prevê que a Prefeitura poderá firmar parcerias com cooperativas, sindicatos rurais e instituições de pesquisa, buscando inovação tecnológica, qualificação contínua e maior competitividade para a cadeia produtiva.

Por Gabriel Aparecido, sob supervisão de Heryvelton Martins