Segunda-feira, 19 de Maio de 2025

“Temos que nos vestir da forma que queremos ser vistos”, defende consultora de imagem 

2022-10-07 às 15:41
Foto: Jonathan Jaworski

Estilo e elegância são palavras que andam juntas quando o assunto é imagem pessoal. Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta sexta-feira (7), Victoria Kohut e Jéssica Bauer explicaram como se vestir de maneira adequada para cada ambiente.

Victoria Kohut é consultora de imagem pessoal e empresarial e Jéssica Bauer é cirurgiã bucomaxilofacial e implantodontista, que encontrou na moda muitos pontos em comum com a Odontologia. Kohut garante que as vestimentas passam uma mensagem para quem as vê e, portanto, é necessário se adequar a cada ambiente que frequenta. “Temos que nos vestir da forma que queremos ser vistos. É uma vestimenta consciente, sabendo que as outras pessoas vão analisar a maneira que estamos nos comportando”, afirma.

Jéssica Bauer ainda complementa. “Quando você está bem vestido, existem até pesquisas que comprovam que você consegue ter melhores resultados na vida profissional, então a gente percebe que tem uma relação bastante forte entre autoestima, sucesso profissional e vestimenta”, diz.

Victória Kohut explica que para orientar sobre as melhores vestimentas para cada ambiente é necessário entender qual a realidade de cada pessoa. “Eu sempre pergunto com o que a pessoa trabalha, como é a rotina, para gente vestir a pessoa adequado à rotina dela, à personalidade, ao estilo de vida mesmo”, diz.

Imagem pessoal adequada aos ambientes

Além da personalidade, também é necessário adequar as vestimentas aos ambientes aos quais a pessoa frequenta. “Você tem que estar adequado ao ambiente, estudar o ambiente que você vai. Se você recebeu o convite de um casamento, um aniversário, às vezes tem o dress code, que é a roupa que você tem que vestir, mas quando não tem, você precisa procurar qual o local, para então decidir como você vai se vestir: vai colocar um salto alto para ir em um local com areia, por exemplo? Tem que adequar o sapato, se vai ficar de pé ou sentado, com que pessoas você vai conversar”, comenta Victória.

Ruídos de imagem

Neste sentido, é necessário tomar cuidado com os ruídos de imagem. “Por exemplo, quando está com a unha descascando é um ruído de imagem, sapato descascando, cabelo sem pentear, alça do sutiã aparecendo, tudo isso é ruído de imagem. Vai atrapalhar a comunicação que você quer passar”, diz Jéssica Bauer.

Elegância custa caro?

É preciso gastar muito dinheiro para ser elegante? A consultora de imagem afirma que não. “Prefira utilizar cores mais claras para trazer mais sofisticação, como branco, bege, marrom mais claro, estampas minimalistas, xadrez, poá, também podem ser usados. Acessórios um pouco menores, tudo isso faz parte de um visual elegante. A gentileza, a pessoa ser paciente, ser uma pessoa boa de conviver. É um conjunto de tudo”, diz.

Para saber mais sobre consultoria de imagem, siga: @victoriakohut e @drajessicabauer

Confira a entrevista na íntegra: