Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024

“Temos que ter noção que a pessoa mais importante da nossa vida somos nós”, reflete psicanalista Eduardo Pereira

2023-03-31 às 17:53

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta sexta-feira (31), o psicanalista Eduardo Pereira falou sobre a importância do autocuidado e de saber separar momentos para atividades individuais e com a família.

“Temos uma semana de 168 horas, é importante que a gente consiga arranjar de 2 a 3 horas por semana para uma atividade familiar, duas a três horas por semana para uma atividade do casal, sem filhos, nem parentes, nem amigos, e duas a três horas para uma atividade individual, que venha a trazer benefício para a pessoa”, orienta.

Estas horas de cuidado pessoal e com a família são essenciais para manter o equilíbrio em meio à rotina intensa da semana. “De repente a nossa semana fica sobrecarregada pelo trabalho e pelo estudo e a gente não tem nada que nos gratifique. Só trabalho e só estudo, a gente se sobrecarrega, terminamos a semana com sensação de desgaste e esgotamento, entre os colegas a gente brinca e chama de Síndrome do Fantástico, que no domingo a noite quando toca aquela música de abertura do programa têm pessoas que tem crise de pânico, porque sabe que está chegando a segunda-feira”, completa.

Além disso, o psicanalista também reforça que é necessário estabelecer limites entre a vida pessoal e profissional. “A partir do momento que você vende o seu tempo, você precisa estabelecer um limite, quanto produto eu estou entregando por esse determinado valor, você está fazendo um contrato, eu vou te entregar 40 horas semanais por x valor e de repente entrega mais horas pelo mesmo valor. O tempo é o que temos de mais valioso”, diz.

“Nós precisamos nos valorizar, nos amar e nos respeitar, a partir do momento que fizermos isso, conseguiremos valorizar e amar apropriadamente também as pessoas à nossa volta. “Temos que ter noção que a pessoa mais importante da nossa vida somos nós””, finaliza.