O tempo seco será rei em setembro, mas em Agosto já parece ter começado a reinar. Segundo dados do Simepar, em Ponta Grossa a umidade relativa do ar estava em 35% às 11h45 desta terça-feira, 24. Em Curitiba, o índice era menor do que 30%. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%. Além disso, o alto número de queimadas registradas na região pioram ainda mais as condições do ar.
Dentre as complicações trazidas pelo tempo seco estão as alergias e as doenças respiratórias. Mas esta não é uma batalha perdida. Existem diversos sinais de alerta para você saber se o seu corpo está sofrendo com a baixa umidade do ar , além de muitas soluções para os problemas causados por ela.
Para não sofrer mais com o ar seco dessa onda de calor , é preciso ficar atento aos sinais que o seu corpo dá de que chegou a hora de fazer alguma coisa a respeito do problema. Segundo o médico Fausto Nakandakari, otorrino do Hospital Sírio Libanês, estes são alguns deles:
Segundo Fausto, para combater esses sinais e evitar que eventuais alergias se agravem, existem algumas soluções bastante simples, como evitar bichos de pelúcia e tapetes, e não fumar dentro de casa. Outras dicas ainda mais práticas do otorrino, que valem para todas as idades, são:
Além disso, Fausto lembra que aqueles que precisarem de remédios para combater os sintomas devem sempre procurar acompanhamento médico. Assim, você se salva do tempo seco e evita possíveis complicações decorrentes da automedicação.