Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta sexta-feira (31), o deputado estadual Alexandre Curi (PSD) falou sobre a sua atuação política e quais as prioridades do sexto mandato na Assembleia Legislativa.
Curi conta que seguiu na vida política seguindo os passos do tio-avô e do avô, Aníbal Curi, que foi deputado estadual do Paraná por nove mandatos. “Quando meu avô faleceu eu senti que era o momento de dar continuidade ao nome da família Curi, ao trabalho político da minha família em todo o estado do Paraná. Em 2000, com 19 anos, fui candidato a vereador em Curitiba, permaneci lá por dois anos, agradeço muito ao poder Legislativo municipal, aprendi muito com esse contato direto com a população, conheci os problemas de Curitiba”, diz. Na última eleição, Alexandre Curi foi o deputado mais votado do Paraná, com quase 240 mil votos, e o sexto mais votado do Brasil.
Nova concessão do pedágio
Entre os temas principais desta legislatura está a discussão da nova concessão do pedágio do Paraná. Segundo Curi, a Assembleia Legislativa, ao lado do governador Ratinho Junior, realizou audiências públicas e deu oportunidade para entidades, vereadores, prefeitos e população em geral opinarem sobre qual o melhor modelo de pedágio para o Estado.
“Os paranaenses pagaram durante 24 anos o pedágio mais caro do Brasil e infelizmente as obras não aconteceram. Estamos em Ponta Grossa, depois de 24 anos essa rodovia de Ponta Grossa até Apucarana, faltam ainda 80 km a serem duplicados. A Assembleia foi para o interior, ouviu a opinião da população, muitos jovens de universidades participaram das audiências públicas e nós definimos o melhor modelo de pedágio para o Estado, o governador levou em mãos para Brasília, conversou com o então presidente Bolsonaro e ficou definido que aquele seria o melhor modelo, com menor tarifa, garantia de obras, na bolsa de valores, com total transparência”, aponta.
Segundo o deputado, o que garante a tarifa do pedágio mais baixa é a competitividade. “Mas também não adianta ter uma tarifa lá embaixo sem garantia de obras. Como fala para a população que vamos ter mais um contrato de 24 anos e não vão ser totalmente duplicadas as rodovias, que não vai ter uma terceira pista entre Campo Largo e Curitiba?”, questiona. “Temos infelizmente uma situação que temos estradas intransitáveis, congestionamentos, a população não quer saber se é Governo Estadual ou Federal, ela cobra do seu representante político, mas a Assembleia e o governador, estamos semanalmente cobrando do Governo Federal que sejam enviados esses dois primeiros lotes para a bolsa de valores, que possa lançar essa nova concessão”, afirma.
Alexandre Curi ainda reforça. “Temos rodovias do Paraná tiveram aumento enorme no fluxo de veículos, mas a infraestrutura não acompanhou. Quero dizer aos paranaenses que esse modelo foi exaustivamente discutido, vários deputados, governistas, da oposição, nós apresentamos ao Governo Federal o melhor modelo de pedágio do Brasil, teremos um modelo justo para os paranaenses”, completa.