Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

“Todas as medidas de prevenção seguem valendo, só que agora ainda mais fortes. Isto porque o vírus já chegou!” diz especialista

2020-04-06 às 15:10

Na manhã desta segunda-feira (6), a cidade de Ponta Grossa registrou uma grande movimentação no centro da cidade, mesmo com a pandemia de Coronavírus e o pedido das autoridades para que as pessoas permanecessem em casa. O D’Ponta News foi até a região central da cidade e constatou o intenso fluxo de pessoas circulando. Na última sexta-feira (03) o prefeito Marcelo Rangel anunciou o retorno gradual do comércio em sistema de escalas. As lojas de móveis, eletrodomésticos e departamentos foram autorizadas, por decreto, a funcionar das 10h às 16h.

A reportagem D’Ponta News ouviu dois especialistas que reforçaram a necessidade do isolamento social na contenção do vírus.

Confira abaixo:

Dr. Rafael Francisco dos Santosmédico e diretor-presidente da Unimed Ponta Grossa

“A liberação do comércio de forma escalonada não quer dizer que as pessoas possam ir para a rua com total segurança a hora que quiserem. Mas quer dizer sim que a atividade comercial deve ser feita com prudência. E neste momento é importante que as pessoas permaneçam em casa, saindo o mínimo necessário, pois todas aquelas medidas de prevenção do início seguem valendo, só que agora ainda mais fortes. Isto porque o vírus já chegou na nossa cidade e está circulando; se não reforçarmos os cuidados muitas pessoas vão adoecer.”

Dr. Rodrigo Manjaboscomédico e Secretário adjunto de Saúde de Ponta Grossa

“Estamos vivendo um momento delicado, onde todas as pessoas devem fazer sua parte, não adianta o poder público tomar as medidas e os munícipes não respeitá-las. Nesse cenário temos que ser cuidadosos! Nós estamos avaliando a evolução da doença e tomando as medidas diariamente. Em nenhum momento liberamos ou orientamos que a população deixasse de fazer o isolamento social. Agora, mais do que nunca, é o momento de manter esta medida, pois o pico da doença esta chegando. Orientamos que as pessoas se mantenham em casa e que saiam apenas para serviços essenciais.”