Domingo, 06 de Outubro de 2024

Tradicional missa para casais acontece neste sábado (11) na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em PG

2022-06-11 às 10:17
Foto: Pascom Perpétuo Socorro

 A missa para casais, organizada pela Pastoral Familiar da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, acontece há dez anos. Pensada pelo pároco, padre Claudemir Nascimento Leal, pela primeira vez em 2010 para motivar casais, não só casados, mas noivos e namorados, a celebração deixou de ser realizada em 2020, em 2021 foi restrita e, este ano, pensando em reunir o maior número de enamorados, será no Ginásio da Vila Liane, às 20 horas deste sábado (11). A missa está sendo preparada para contar com aproximadamente 400 casais.

“Contando que todos estão ansiosos pela volta da celebração, já tão tradicional, o padre (Claudemir Leal) e nós resolvemos levar a missa para o ginásio. Estamos preparando dinâmicas para que os casais vivenciem o amor e a fé entre eles. São momentos que se utilizam de música, flores, caixas de presente, tudo para falar das diferentes linguagens do amo”, adianta a coordenadora da Pastoral Familiar, Juliana Barboza. Segundo ela, em anos anteriores, a missa reuniu entre 270 e 280 casais. Como a expectativa de participação este ano é maior, a celebração foi levada para um espaço maior, como aconteceu com a missa da Páscoa.

A iniciativa foi muito bem aceita, desde o início. Tanto que as últimas edições atraíram pessoas de outras paróquias, conta Juliana. “E não só pelos casados, mas também pelo mais novos, os que estão iniciando a vida a dois. São quatro momentos distintos, todos idealizados para motivar o olhar de um pelo outro e a vida matrimonial com Deus junto. Queremos aproveitar as dinâmicas para fazê-los concentrar na vida do casal, fortalecer a relação diária. Eu tenho 23 anos de casada e celebrações assim é sempre bom, motiva de outra maneira, nos faz parar e nos olhar, coisa que no corre-corre de todo o dia nem sempre é possível”, testemunha a coordenadora.

Bolo

E para quem ainda não encontrou o seu par, a paróquia oferecerá pedaços do bolo de Santo Antônio. Serão 1.200 pedaços do bolo toalha felpuda, vendidos a R$ 8, na igreja matriz, no sábado, das 8 às 15 horas, e, domingo, às 10 horas. Em alguns dos pedaços, os sortudos encontrarão a medalhinha do santo, tido como casamenteiro. Conforme padre Claudemir, toda a renda obtida será remetida à missão diocesana na Prelazia de Lábrea (AM). A paróquia repetidamente tem realizado ações em prol dos missionários, como no Dia das Mães, quando foram produzidos e comercializados docinhos.

A Diocese de Ponta Grossa participa do Projeto Igreja-Irmãs da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, ajudando, já desde 2016, a Prelazia de Lábrea, com o envio de sacerdotes e missionários. Há dois anos, padres diocesanos assumiram a administração da Paróquia São João Batista, em Canutama (AM), onde atendem a matriz e suas comunidades, além de estarem à frente da Área Missionária Nossa Senhora Aparecida, no KM 70, entre Porto Velho (RO) e Lábrea. A construção da casa-sede da missão está a cargo do diácono Metódio Retexim. Com ele, estão sua esposa Vera e o padre Sílvio Mocelim.

da assessoria