Terça-feira, 24 de Setembro de 2024

Transporte público de Londrina é exemplo nacional no combate ao coronavírus

2020-09-11 às 14:33

Uma das primeiras cidades do Brasil a higienizar ônibus e terminais, Londrina adota medidas constantes para evitar a contaminação no sistema de transporte coletivo

O transporte público de Londrina está dando um verdadeiro exemplo no que diz respeito às medidas de segurança para combater a disseminação do novo coronavírus. A cidade, localizada no norte do Paraná, foi uma das primeiras a distribuir kits de higienização para os usuários do transporte coletivo e também foi uma das pioneiras na desinfecção e higienização dos ônibus.

Para o prefeito Marcelo Belinati, que também é médico, as medidas no transporte coletivo são necessárias devido o alto risco de contágio entre os usuários e colaboradores. “Pedimos um esforço conjunto de todos os órgãos do Governo, especialmente da CMTU, para que intensificasse as ações em relação ao transporte coletivo. Devido à alta circulação de pessoas diariamente, o sistema poderia ser um dos fatores preocupantes na transmissão e no aumento de casos no município. Felizmente agimos rápido e continuamos trabalhando para que os bons números dentro do transporte coletivo se mantenham próximos de zero”, afirmou o prefeito.

De acordo com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina, o transporte público não parou de circular pela cidade durante a pandemia, pelo contrário, acrescentou 50 ônibus extras nos horários de pico das 6h30 às 8h e das 16h às 19h. “Todas as medidas  foram introduzidas no início da pandemia. Londrina foi umas das primeiras cidades, ainda em março, a higienizar e desinfectar os ônibus. Também foi a primeira a distribuir gratuitamente máscaras de proteção para os usuários do transporte”, afirmou o presidente da CMTU, Marcelo Cortez.

Além disso, outras medidas também foram tomadas para proteger os mais de 1,2 mil funcionários e 25 mil passageiros que utilizam o transporte público por dia, atualmente. De acordo com a CMTU, os colaboradores e passageiros do transporte coletivo têm a disposição dispenser com álcool gel nas paredes e sabão líquido nos banheiros dos terminais. Nos ônibus, os motoristas aplicam álcool em gel 70% nos passageiros que entram no veículo e o uso da máscara é obrigatório por força do decreto do prefeito Marcelo Belinati.

Todas as medidas adotadas pela Prefeitura de Londrina, em conjunto com a CMTU, tiveram um resultado positivo, já que apenas um motorista testou positivo para o coronavírus até agora. “Até o momento, tivemos um caso de um motorista que contraiu de uma pessoas de sua família.  Ou seja, não contraiu o vírus dentro do sistema de transporte. Hoje, em uma das concessionárias, há dois motoristas com suspeita. Estamos falando de um universo de 1,2 mil trabalhadores. É uma situação que mostra que as medidas de proteção e higienização têm apresentado um resultado satisfatório”, declara Marcelo Cortez, presidente da CMTU.

KITS GRATUITOS

Como forma de conscientizar os usuários do transporte público a tomar os devidos cuidados contra o coronavírus, a CMTU já distribuiu cerca de cinco mil ‘kits covid’ para os passageiros nos terminais de ônibus de Londrina. Cada kit contém um frasco de álcool em gel, uma máscara e uma flanela para limpeza. O presidente da CMTU destaca que os passageiros do transporte público aprovaram os ‘kits covid’ e a procura é grande. “Sempre que entregamos, rapidamente se esgota, porque a procura é muito grande, caiu no gosto do usuário do transporte”. E ele ainda finaliza: “A ideia surgiu como forma de alertar a população dos riscos de contaminação do coronavírus e também viabilizar para os usuários do transporte uma bisnaga de álcool gel, que ele possa carregar no bolso e uma máscara para se proteger. É mais uma ação para evitar a contaminação”.