A Regional Paraná da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) acontece neste domingo (15), e o Clube da Robótica mais uma vez estará bem representado na competição. Este ano serão quatro as equipes participantes, três de Ponta Grossa e uma da cidade de Bastos em São Paulo. Devido a pandemia do coronavírus, a OBR acontece de forma online, 100% simulada. “É uma experiência diferenciada, mas os alunos conseguem vivenciar um pouco de como acontecem as competições”, explica o CEO e professor do Clube, Evandro Kafka.
Esta é a terceira participação do Clube na fase regional da OBR, e a primeira de maneira simulada. A simulação é a mesma dos demais anos. Um robô, em um ambiente hostil, deve simular o resgate de vítimas sem a interferência humana. Três equipes do Clube participam do nível 1, com alunos do primeiro ao oitavo ano, e uma equipe do nível 2. “Este ano teremos em uma das equipes uma aluna de seis anos participando”, conta Kafka. Lorena Ayumi Yabuta está no 1º ano e fará sua estreia em competições.
De maneira simulada, os alunos não necessitam montar seus robôs para participar das competições. “Eles atuam mais na programação, para que o robô, seguidor de linha, cumpra o trajeto com todos os seus percalços”, explica o professor do Clube.
Caso as equipes passem da fase regional da OBR, elas passam para a fase nacional da Olimpíada, agendada para ocorrer de 11 a 15 de outubro.
da Assessoria