Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Tributação no ramo da energia solar é tema de debate na ACIPG

2022-08-12 às 11:23

Advogados, empresários, contadores e lideranças se reuniram na noite da última quarta-feira (10) na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) para debater aspectos da tributação no ramo da energia solar.

O evento ‘Bate-papo: tributos no ramo da energia solar’ foi uma iniciativa do Comitê Tributário da ACIPG, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Ponta Grossa, e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap). O debate teve o patrocínio do Sicredi, que também trabalha com linhas de crédito para este ramo de energia solar.

Para Guilherme Cesco, coordenador do Comitê Tributário, o evento faz parte de uma série de iniciativas da ACIPG em auxiliar empresários e profissionais liberais, em uma iniciativa que atende a pedido de pessoas ligadas ao setor de energia solar na cidade. “Estamos desenvolvendo uma série de palestras eventos na parte temática tributária e nos chegou aqui na ACIPG uma demanda de empresas e entusiastas do setor de energia solar para saber um pouco mais como que está a questão da tributação. Nós buscamos super especialistas no tema, que são o pessoal da OAB e do Sescap, que a gente agradece a presença e também é claro ao pessoal do Sicredi que está contribuindo com o patrocínio do evento”, disse Cesco.

O vice-presidente da ACIPG, Leonardo Puppi Bernardi atentou para a importância do tema e do potencial que o setor representa em Ponta Grossa, reforçando que discussões como esta servem para impulsionar o setor, e consequentemente a economia do município. “É um assunto que a gente precisa discutir, pensar em criar um núcleo de desenvolvimento aqui na ACIPG, justamente para juntar estes profissionais para que tenham mais credibilidade e a gente gostaria que empresas daqui fossem os principais instaladores e fornecedores. É um assunto no qual a ACIPG precisa atuar para que a gente tenha esse comércio aqui, e dada a nossa localização estratégica, poder atender a toda região, de produtores rurais a indústrias, até comércio e prestadores de serviços”, destacou.

Durante o bate-papo o advogado Lucas Vieira da Rosa apresentou aspectos da legislação tributária referente ao setor de energia solar, bem como as alterações que a tributação deve sofre pelos próximos meses. Em seguida foi a vez de Rubens Gomes, representante do Sescap em Ponta Grossa, abordar o tema sob o prisma dos profissionais de contabilidade.

O encontro teve sequência com uma conversa entre Lucas Vieira da Rosa, Rubens Gomes e Júlio Augusto Silveira Neves Fiametti, supervisor de vendas e representante da Fonte Sul, que sanaram dúvidas do público que compareceu ao evento.

Bianca Karla Wiecheteck Alves, Presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB-PG, destacou a importância de debater o tema e esclarecer dúvidas em tema que cada vez mais ganha novidades e interessados. “Em nome da OAB e da Comissão de Direito Tributário gostaria de agradecer esse gentil convite feito pela ACIPG, para que a gente participasse desse evento, junto do Sescap e do Comitê Tributário. Trata-se de um tema instigante, interessante, que é o tributo no ramo de energia solar, até porque recentemente tivemos algumas mudanças. Acredito que esse vai ser o primeiro de vários eventos, que temos a intenção de fazer junto à ACIPG. Nosso interesse é esclarecer, informar e trazer novidades”, disse.

O coordenador do Comitê Tributário reforçou a necessidade de se esclarecer pontos e dúvidas junto a empresários, tributaristas e contadores, ressaltando que outros eventos semelhantes ao realizado nesta quarta-feira deverão se repetir ao longo do ano. “A gente espera trazer um pouco mais de clareza, com certeza vão surgir outras dúvidas, mas ao final estaremos disponíveis e este é o primeiro de uma série de eventos que iremos fazer”, finalizou Guilherme Cesco.

da assessoria