Terça-feira, 23 de Abril de 2024

Tríduo Pascal inicia nesta quinta-feira (14), na Catedral de Ponta Grossa

2022-04-13 às 15:59
Foto: Arquivo AssCom/Pascom Catedral

Na Semana Santa, aberta com a procissão e missa de Ramos, no domingo (10), vivemos o Mistério da Condenação, da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Principal semana da Liturgia da Igreja, esse momento sagrado segue vivido intensamente nas paróquias com a celebração, nesta quinta-feira, da Missa do Crisma, onde é feita a consagração do óleo do Crisma, da preparação do óleo dos enfermos e também da preparação e bênção do óleo dos catecúmenos, óleos usados durante o ano em todas as celebrações para o sacramento do batismo, crisma, ordenações e unção dos enfermos.

Marcada para às 9 horas, na Catedral/Paróquia Sant’Ana, a celebração é precedida do momento penitencial dos sacerdotes e religiosos-padres, que se reúnem dois a dois, na cripta da Catedral, para se confessar. Na missa, é feita a renovação das promessas sacerdotais e a instituição da Eucaristia. À noite, inicia-se o Tríduo Pascal, com o Rito do Lava-Pés. O bispo Dom Sergio Arthur Braschi é quem vai celebrar. O Rito imita o gesto de Jesus que se dispôs a servir, lavando os pés dos seus discípulos. Este ano, na Catedral, vai envolver apenas pessoas que participam na paróquia e fazem parte do contexto da Campanha da Fraternidade 2022.

De acordo com a ministra da Eucaristia e catequista, Íria Portela, serão 12 pessoas. Participarão do rito Rogério Caetano e Priscila Cristiane Robaszkievcz e Mayra Caetano, pela Pastoral Familiar; a coordenadora diocesana da Pastoral de Animação Bíblico-Catequética, Flávia Carla Nascimento, e a catequista Maria Inês Wenglarek; Ceres Gehlen, professora da Escola Municipal Raul Pinheiro Machado, e Lucilena Alves, também professora da Escola Prefeito Theodoro Batista Rosas; irmã Francisca Maria da Silva, e irmã Geroliza Ferreira dos Anjos, respectivamente diretora e professora da Escola Estadual Medalha Milagrosa; Karen Wenglarek, caloura acadêmica de Medicina; Ana Cláudia Semkiw, universitária do curso de Química, ambas da Universidade Estadual de Ponta Grossa, e Maria Eduarda Manfredini, estudante da Escola Medalha Milagrosa.

Na sexta-feira (15), às 15 horas, em todas as paróquias, o momento é da liturgia da Paixão do Senhor, “liturgia onde recordamos a oração universal por todas as realidades da Igreja e do mundo. Acontece a adoração da cruz, porém sem a autorização do beijo por parte dos fiéis, um cuidado ainda devido a pandemia”, explica padre Joel Nalepa, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora. Por toda a Diocese, acontecem vias sacras, adorações, momentos penitenciais. Cada comunidade define sua programação e horários. O próprio Rito do Lava-Pés tem horário diferente nas diversas paróquias.

No sábado, ocorre a grande vigília pascal, a bênção do fogo, renovação das promessas do batismo e, no domingo, a celebração da Páscoa, “celebração da luz, quando o círio pascal é introduzido na igreja, lembrando a vitória de Jesus, a vitória da vida sobre a morte”, acrescenta o padre Joel.

da assessoria