Quinta-feira, 14 de Novembro de 2024

Trocar escapamento da moto para produzir mais ruído pode resultar em multa e apreensão do veículo

2020-06-12 às 11:04

Em Ponta Grossa, muitas motocicletas são utilizadas como instrumento de trabalho ou como hobby por diversas pessoas. Porém, algumas dessas motos produzem ruídos que incomodam e às vezes despertam a antipatia de quem está em volta. Alterar o escapamento de motocicletas sem atentar para a lei pode resultar em vários problemas.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), qualquer alteração de característica é passível de infração. No caso de escapamentos de motocicletas, pode ocorrer até mesmo o recolhimento do veículo, quando verificada a mudança.

O CTB informa que a infração nesse caso é considerada grave, com multa e apreensão do veículo como medida administrativa. O valor da multa é de R$ 195,23 e a quantidade de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é de cinco.

Serviço requisitado

Em conversa com o portal D’Ponta News, um comerciante que não quis se identificar, responsável pela venda e troca de escapamentos no município, relata que é muito procurado para fazer esse serviço. “Em uma hora é fácil fazer essa troca, e aumenta o ruído da moto em pelo menos 50%. Somos sempre procurados para fazer esse serviço, ao menos um cliente por dia. É assim: tem quem goste e tem quem se sinta incomodado com os ruídos, vai de cada um”, diz.

O empresário, no entanto, alerta para a legalidade necessária nesse tipo de serviço. “Agora, tudo tem que ser na lei, qualquer alteração no veículo tem que ser comunicado ao Ciretran, Detran, os órgãos competentes, se não corre o risco de levar multa ou perder a moto”, afirma.

Irregulares

Em relação a motos irregulares, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa informa que não tem registro de apreensão no último ano ou estimativa de quantos veículos estão circulando no município sem cumprir todos os requisitos da lei.

Um dos principais motivos para a apreensão de motos, segundo a Polícia Civil do município, são as pendências administrativas com relação a tributos. Atualmente, o pátio da 13ª Subdivisão Policial (SDP) conta com 292 motocicletas apreendidas.

Em abril, mais de 560 veículos apreendidos pela Polícia Civil do Paraná, que estavam no depósito da 13ª SDP, foram retirados do local. A ação foi realizada por uma empresa de aço que arrematou os veículos em um leilão. Essa foi a última ação de retirada de veículos do pátio local. Ao todo eram 569 veículos, sendo 343 motocicletas e 226 automóveis.

Foto: Reprodução