Em nota divulgada para a imprensa na manhã desta segunda-feira (27), a Universidade Estadual de Ponta Grossa informa que os estudantes suspeitos de prática de racismo em um grupo de mensagens de calouros do curso de jornalismo, assim que devidamente identificados, serão afastados cautelarmente das suas atividades na instituição.
Segundo a nota, a UEPG está em fase de instauração de uma comissão de inquérito disciplinar que julgará a denúncia em sigilo.
Relembre
Um novo caso suspeito de racismo entre estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foi denunciado na última sexta-feira (24). Acadêmicos de jornalismo teriam utilizado um aplicativo para compartilhar mensagens de teor racista e nazista.
No grupo batizado de “Calouros Jornal UEPG 2023” um integrante utilizou uma figurinha com a imagem de Hitler. Em seguida, outro participante questiona, lembrando que estudantes já foram expulsos da instituição em um caso de racismo. A mensagem seguinte é outra figurinha, desta vez contendo um desenho e os dizeres “Sorry i dont speak macaco” – “Me desculpe, eu não falo macaco”, em tradução literal.
O episódio vem à tona poucos meses após a instituição expulsar sete estudantes do curso de Agronomia por racismo – clique aqui para mais detalhes.
Estudantes e Atlética de Jornalismo da UEPG denunciam novo caso de racismo entre acadêmicos