O professor Norberto Jacob Ceccato, de 85 anos, não resistiu às complicações causadas pela COVID-19 e acabou morrendo nesta quarta-feira (12) no Hospital Geral Unimed. Ele é a 22ª vítima fatal da doença em Ponta Grossa. A Universidade Estadual de Ponta Grossa emitiu uma nota, lamentando o falecimento do aposentado.
Leia na íntengra.
A Universidade Estadual de Ponta Grossa lamenta o falecimento do professor aposentado Norberto Jacob Ceccato, sepultado na manhã de hoje (12). Falecido aos 85 anos, Ceccato foi um dos precursores da Universidade. Lecionou Teoria da Literatura na Faculdade de Filosofias, Ciências e Letras de Ponta Grossa, a partir de março de 1967. Continuou a lecionar na instituição quando a faculdade se tornou UEPG.
“Era uma pessoa entusiasmada e recebia todos os professores do curso na sua casa, no bairro de São José”, considera o reitor da UEPG Miguel Sanches Neto, colega de departamento de Ceccato entre 1993 e 1999, quando este se aposentou.
Natural de Caxias do Sul/PR, Ceccato nasceu em 6 de janeiro de 1935. Em 1993, foi o primeiro chefe do departamento de Letras Vernáculas da UEPG. Além de professor, Ceccato era advogado e foi vereador entre 1969 e 1976. Em 1970, foi vice-presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa.
A comunidade acadêmica lamenta a perda e se solidariza com a família e amigos.