A Unimed Ponta Grossa disponibiliza, a partir desta semana, a máquina Papa Cartão para integrar as ações de sustentabilidade da cooperativa. A técnica utilizada tritura instantaneamente os cartões vencidos e sem validade para serem transformados em novos materiais, aumentando o ciclo de vida do plástico e sendo uma das formas de preservar o meio ambiente.
O Papa Cartão surgiu como uma oportunidade de incrementar as práticas de responsabilidade ambiental da cooperativa. “Todos os anos fornecemos cartões aos nossos beneficiários e entendemos que o descarte inadequado tem um impacto ambiental negativo em virtude do material que é constituído e sua lenta degradação na natureza.”, explica a diretora de Mercado e Desenvolvimento, Michele Cação Ribeiro.
Os cartões de PVC que são descartados de forma incorreta podem levar cerca de 500 anos para se decompor na natureza. O baixo percentual de descarte adequado causa grande impacto ambiental. Para a diretora de Mercado e Desenvolvimento, além da destinação e processamento sustentável do material, o objetivo de trazer o Papa Cartão é de promover a conscientização ambiental na comunidade. “Nossa ideia é despertar e consolidar na comunidade esse senso de pensamento ambiental e de que mesmo pequenos gestos tem relevância para a sustentabilidade geral do planeta.”, ressalta Michele.
O PVC é um material 100% reciclável. Com os cartões coletados e descaracterizados é possível transformá-los em novos materiais, como capas de agenda, blocos de anotações, pranchetas e em novos cartões.
O programa de reciclagem de cartões começou em 2012 e está presente em 200 pontos distribuídos pelo Brasil. Já foram mais de três milhões de cartões coletados e reciclados. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de PVC, foram geradas mais de 134,2 mil toneladas de cartões de PVC somente no ano de 2014. Apenas 20 % desse percentual (22,9 mil toneladas) foram reciclados.
O Papa Cartão está instalado na recepção da sede administrativa da Unimed Ponta Grossa, na Rua General Carneiro, 873. O equipamento está disponível para o uso de beneficiários e também de toda comunidade.
Como os cartões descaracterizados podem ser reaproveitados posteriormente?
12 cartões: produção da capa de um bloco de anotações;
36 cartões: produção da capa de uma agenda;
42 cartões: produção de uma prancheta
da Assessoria