Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Unimed PG incentiva a doação de sangue em parceria com o Hemonúcleo

2021-11-26 às 14:08

O Hemepar – Hemonúcleo de Ponta Grossa ganhou uma decoração especial neste mês de novembro, quando se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue, no dia 25. A Unimed Ponta Grossa promoveu a ambientação e decoração do espaço para estimular a doação de sangue. Na parede da entrada, foi instalado um desenho que faz uma homenagem aos doadores e os convida para que registrem o momento, chamando atenção de novos voluntários.

Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas e ocupa menos de uma hora no dia dos doadores. De acordo com o gerente de marketing e comunicação da cooperativa médica, Sandri Anderson Gonçalves, a parceria busca somar esforços e colaborar com o Hemepar. “O objetivo da ação é ampliar o número de doadores, visto que desde o início da pandemia esse número caiu bastante”, relata.

O Hemonúcleo de Ponta Grossa atende 12 municípios, sendo 16 hospitais e sete agências transfusionais. De acordo com a coordenadora interina da unidade, Fabiola Viol Tonon Alves, o estoque de sangue hoje está baixo e não consegue suprir as demandas. “Nós recebemos hemocomponentes de outros municípios para suprir a nossa demanda. É preocupante”, sinaliza a coordenadora.

O isolamento social impactou no número de bolsas de sangue doadas anualmente. De acordo com os dados fornecidos pelo Hemonúcleo, em 2021, foram 9.759 candidatos, representando uma queda em comparação aos outros anos, como de 2020 com 11.608 candidatos e de 2019 com 14.723 pessoas que procuraram o Hemepar.

Glaudiston Prochno é doador sangue há mais de sete anos. “É uma alegria saber que assim consigo estar ajudando o próximo”, reforça.

A técnica de enfermagem, Jayne Nascimento, voltou a doar sangue esse ano. “É muito gratificante. Como eu trabalho na área da saúde, nós visualizamos a importância e o significado em pegar a bolsa de sangue e colocar no paciente que precisa”, relata. “Os doadores estão gostando bastante da ambientação do espaço, tirando fotos, publicando nas redes sociais e marcando a gente, registrando esse momento importante de doação e de passar pelo Hemonúcleo”, descreve a coordenadora da unidade.

Para fazer a doação é necessário fazer o agendamento pelo site ou diretamente por telefone, ter entre 16 e 69 anos, mais de 51Kg e estar com bom estado de saúde, sem nenhum sintoma respiratório.

Serviço:
Doação de sangue e medula óssea
Hemonúcleo de Ponta Grossa
Agendamento site: https://bit.ly/3nVUIrI
Agendamento telefone: (42) 3223-1616
Endereço: R. Augusto Ribas, 131 – Centro, Ponta Grossa

da Unimed Ponta Grossa