Sexta-feira, 04 de Outubro de 2024

Unimed Ponta Grossa comemora o Dia de Cooperar na sétima edição da ação Médicos de Rua

2022-07-04 às 15:43

O Programa Sou Voluntário, que acaba de ser formalmente estruturado dentro da Unimed Ponta Grossa e passa a conduzir as ações voluntárias que a cooperativa já desenvolvia ao longo da história, participou no último domingo (03/07) da ação Médicos de Rua, que faz parte da ONG Médicos do Mundo. O objetivo do projeto é prestar atendimento de saúde para pessoas em situação de rua, mas contribui também com a alimentação, cortes de cabelo e banhos.

Os 21 voluntários inscritos se dividiram durante dois dias, sábado (02) e domingo (03), para a montagem do café da manhã e para a distribuição, na praça Barão do Rio Branco, dos 120 kits preparados. O projeto Médicos de Rua, bastante sólido, desde o seu início em junho de 2019, foi pautado de forma voluntária e, por isso, todas as ações acontecem no final de semana.

A ação, ligada ao Dia de Cooperar, envolve o exercício de princípios cooperativistas, especialmente o interesse pela comunidade e a intercooperação, como afirma a diretora de Mercado e Desenvolvimento da Unimed Ponta Grossa, Michele Cação Ribeiro: “Ao doarmos nosso tempo e o nosso trabalho em prol da comunidade, destacamos o fato de que sendo uma cooperativa forte e atuante é também benéfico e vantajoso para a comunidade em que estamos inseridos.”

A cooperativa reforça, ainda, o Jeito de Cuidar Unimed, ampliando o acesso ao cuidado, à saúde para a população em situação de rua e a empatia, que está entre os valores da Unimed PG. A coordenadora do projeto Médicos de Rua PG, Ana Paula Ditzel, explica que a participação do projeto pode acontecer de múltiplas formas e com o atendimento de vários setores, como medicina, enfermagem, farmácia, análises clínicas, psicologia, testes rápidos (para HIV, sífilis e hepatite) vacinação, orientação jurídica e ação social, com refeições, banho, corte de cabelo e doações de kits de higiene e roupas, além do atendimento veterinário aos animais da população.

A diretora de Mercado e Desenvolvimento reforça que os médicos cooperados da Unimed PG podem participar de múltiplas formas, como por exemplo na estação de medicina, divulgando para as outras pessoas, divulgando para a população em situação de rua, doando produtos de higiene, doando dinheiro, participando no dia da ação em alguma das funções propostas. “Sempre que a ação vai ocorrer, há uma mobilização para cadastro de voluntários de diferentes áreas e, no dia que antecede a ação, ocorre um workshop entre os voluntários para passar toda a logística e esclarecer as dúvidas”, explica. Michele conta que o projeto é uma oportunidade de acompanhar outras realidades: “Ali temos a oportunidade do contato com uma realidade muito dura e muito distinta da que estamos acostumados a conviver, mas sobretudo nos permite momentos de reflexão e de felicidade em poder contribuir para o bem-estar de uma população tão carente em múltiplos sentidos”, finaliza.

A Unimed Ponta Grossa colaborou com o café da manhã, com a compra dos itens de consumo, o preparo das refeições, o transporte dos kits de alimentos até a praça e a entrega às pessoas em situação de rua. O projeto atendeu, na sétima edição, 113 pessoas. Somada todas as edições, foram atendidas 733.

da Comunicação Unimed PG