Quinta-feira, 28 de Março de 2024

UniSecal promove dois importantes eventos de pesquisa do Direito

2021-09-21 às 16:45

Preocupada constantemente com uma formação mais completa e prática, e não apenas algo restrito as salas de aula, a UniSecal promove para 2022 dois grandes eventos de estudos e pesquisas no campo do direito, sendo eles o Seminários de Estudos Empíricos em Direito (SEED) e o Simpósio de Estudos Interdisciplinares do Direito (SEIDI).

O SEED possuí como objetivo principal gerar a divulgação científica, além de gerar um espaço para a publicação de artigos e novas pesquisas, sempre com um olhar empírico sobre o direito. “Neste evento pensamos sempre no direito como uma categoria da realidade” afirma o professor Aknaton Tockzek, um dos coordenadores do evento.

No ano de 2021 o evento tem ocorrido de maneira diferenciada, contando com vários encontros virtuais de palestrantes e pesquisadores. Já para 2022 são previstas diversas atividades como oficinas, grupos de trabalhos, publicações de artigos, lançamentos de livro e etc.

A professora Karolyne Mendes Mendonça Moreira comenta que a participação dos estudantes nestes eventos é de extrema importância. “É justamente onde ocorre o alargamento das percepções sobre o que é o direito, já que geralmente o estudante é ensinado a observar o direito como uma ciência isolada do restante do contexto social”.

Quanto ao Simpósio de Estudos Interdisciplinares do Direito (SEIDI), tem como intuito máximo gerar o contato de alunos do curso de direito, que ainda estão no começo do curso, com a pesquisa científica. Estes dicentes desenvolvem ideias de pesquisas, logo no primeiro período cursado, as quais serão maturadas para possíveis publicações no evento.

Além disso, o evento conta também com diversas palestras com figuras de renome da área, segundo afirma o professor Hermano Faustino Câmara, um dos coordenadores do evento. Segundo ele, o público alvo são alunos da UniSecal, dos primeiros períodos do curso de direito, mas que talvez este público seja expandido, devido ao sucesso da última edição.

Hermano comenta que as inscrições e submissões de artigos devem ocorrer próximo a maio de 2022. O coordenador também reforça a importância da participação de graduandos nestes eventos “A formação de um estudante crítico e engajado não se dá apenas na sala de aula. É preciso que os caminhos da pesquisa e da reflexão crítica sejam iniciados desde o começo da trajetória acadêmica dos alunos, e um evento específico direcionado para esse público representa uma grande oportunidade de iniciar os alunos na realidade do fazer científico”

A UniSecal não apenas parabeniza os professores pela realização destes e de outros eventos, como reforça a importância de que alunos e demais interessados participem, criando assim, uma grande rede de compartilhamento de conhecimento.

da UniSecal