Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

UPAs Santa Paula e Santa’Ana voltam a receber público geral de urgência e emergência

2021-07-30 às 10:58
A pandemia mudou a rotina de atendimentos das estruturas de saúde. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Paula tornou-se referência para o atendimento covid-19, inclusive, com internação. E a UPA Sant’Ana exclusiva para casos clínicos. Agora, com a redução dos casos, as unidades retomarão, no dia 1º de agosto, o seu fluxo normal para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 12 anos.
 
“Considerando os dados epidemiológicos e necessidade de atendimento às demandas atuais, em reunião do COE, ficou definido que, as duas Unidades de Pronto Atendimento do município (UPA Sant’Ana e UPA Santa Paula) passarão a atender o mesmo público, Urgência e Emergência, tanto de sintomáticos respiratórios quanto das demais demandas de pacientes adultos. Portanto, a partir da próxima segunda (02/08), os casos leves de sintomáticos respiratórios voltarão a ser atendidos em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Somente casos moderados e graves deverão ser encaminhados para as UPAs”, explica o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Rodrigo Manjabosco. 
 
Kelly Maria Silveira, diretora técnica da UPA Santa Paula, conta que a retomada dos atendimentos de urgência e emergência é um motivo para celebrar. Afinal, durante toda a pandemia, a unidade manteve-se lotada e com casos graves. “Atuamos como hospital durante a pandemia. Entendemos que o momento era de irmos além do nosso perfil e oferecer o melhor atendimento possível, com segurança e a agilidade que os nossos usuários precisavam. Nosso time está preparado para atender, com segurança e qualidade, 24 horas por dia, 7 dias por semana. E manteremos ainda o atendimento a sintomas respiratórios também”, revela.

Os funcionários dos estabelecimentos de saúde estão cientes do novo fluxo e a intenção da FMS  é que a mudança aconteça com a tranquilidade necessária. “Nossas equipes estão orientadas e preparadas para a retomada das atividades. Todos os serviços atenderão diversos casos, juntos, conseguiremos promover uma saúde de qualidade para a população”, comenta Manjabosco.
 
Sobre a coleta de testes
 
As referências para coleta de testes RT-PCR no município serão nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS): Luiz Conrado Mansani (Uvaranas), Cyro de Lima (Oficinas) e Egon Roskamp (Santa Paula) de segunda a sexta-feira, das 10h às 11h30 e das 13h às 15h.
 
Nos finais de semana, os pacientes poderão realizar o teste em qualquer uma das duas UPAs, entre às 6h e 8h. 
 
Os testes sorológicos deverão ser realizados na UBS de referência do paciente.
da assessoria