Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero e José Amilton, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta segunda-feira (23), o médico oftalmologista Dr. Carlos Augusto Barros, deu orientações para a manter a saúde dos olhos.
O médico alerta sobre o uso de óculos com grau predefinido, geralmente comercializados em camelôs e lojas que não são especializadas. “O problema de usar óculos com grau predefinido é que às vezes aquele grau não é o ideal para a pessoa. Pode gerar dor de cabeça, porque a pessoa pode começar a forçar. Quando vai fazer o óculos com a receita médica, na ótica é tirada uma medida entre as pupilas, e terá uma centralização da lente para ficar o mais perfeito possível, para evitar estas dores de cabeça”, enfatiza.
Barros destaca que 80% do que as pessoas se relacionam com o mundo é através da visão, por isso uma deficiência visual pode acarretar em uma baixa qualidade de vida. O ideal é manter uma rotina de consultas com um especialista para avaliar a saúde ocular, entretanto existem atitudes que podem ser praticadas por todos. “O uso de óculos escuros de qualidade é uma coisa muito benéfica, porque vai diminuir a quantidade de raios ultravioletas que vão afetar os olhos. Isso reflete na incidência da catarata. Pessoas que não usam óculos escuros pode afetar na catarata, que pode ser causada pela longa exposição ao sol, além do fator genético”, explica.
Luz azul
Segundo o médico, existe uma parte da luz azul que é nociva aos olhos. É o caso da luz de aparelhos eletrônicos como computador, televisão, celular e tablet. Esta luz causa uma degeneração ocular a longo prazo. “Essa é a nossa preocupação com as crianças. Elas choram, os adultos dão o tablet e ela fica quietinha, porque ela se distrai. Mas um momentinho é uma coisa, você deixar a criança por três, quatro horas com aquele aparelho, isso ao longo dos anos vai se sobrecarregando e causando uma degeneração ocular”, diz.
Estímulo da visão de perto
Além da luz azul, outro fator que prejudica a visão é o grande estímulo da visão de perto, causado pelo uso de celulares e computadores, em sua maioria.
“Temos muitos problemas com pessoas com a vista cansada para perto, e também as crianças que estão usando óculos mais cedo, por essa questão da visão de perto. A dica é fazer uma pausa durante o trabalho e olhar para um objeto fixo que esteja mais distante, para descansar os olhos”, pontua.
Confira a entrevista completa: