Em visita a cidade de Gravataí, no Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (18), o presidente do Conselho Nacional do SESI (CN-SESI), Vagner Freitas, destacou as ações realizadas pela instituição no estado. “Excelente o trabalho que o SESI-RS desenvolve no Instituto de Formação de Professores e Observatório da Educação e na unidade de saúde. Foram apresentados os trabalhos realizados junto aos professores e aos municípios, no sentido de ampliar a capacitação em cursos como robótica, com a utilização da tecnologia. Fundamental também o trabalho que fazem voltado à educação dos adultos”, afirmou ao detalhar algumas das ações realizadas. O presidente do CN-SESI afirmou também que os projetos possuem uma grande relevância social. “Ressalto a importância de diminuirmos as desigualdades na sociedade como forma de alavancar a indústria. Obrigado a todos que nos receberam para a apresentação de projetos tão inovadores e de qualidade”, relatou.
Freitas destacou ainda o modelo de ensino aplicado pelo SESI no município. “O estado do Rio Grande do Sul é o único que adota a metodologia Fablearn com foco no tempo integral”, ressaltou. Além disso, o presidente do CN-SESI conheceu os projetos desenvolvidos pelos alunos de robótica, os quais já foram premiados internacionalmente, e enalteceu as parcerias. “Achei muito importante a parceria da unidade com as escolas públicas para o contraturno”, pontuou Freitas.
Ações SESI-RS
Três trabalhos realizados pela instituição foram destacados pelo Conselho Nacional. São eles:
Instituto de Formação de Professores SESI: projeto que fortalece a educação integral por meio de uma metodologia baseada em diálogo, tecnologia, empreendedorismo, sustentabilidade, criatividade e autonomia. Os profissionais da educação contam com assessorias, cursos, workshops e oficinas para aprimorar o ensino.
Observatório da Educação: trabalho no qual, através de pesquisas e análise de dados, são identificadas tendências, desafios e oportunidades no setor. As avaliações permitem que sejam formuladas políticas públicas que visam a melhora do sistema educacional e combater a desigualdade.
FabLearn: projeto que incentiva o pensamento crítico e resolução de problemas. Trata-se de um espaço para que alunos e profissionais busquem ideias e soluções inovadoras.