Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Valtão renuncia ao mandato de vereador; suplente Celso Cieslak, presidente da AMTT, deve assumir a vaga

2021-05-21 às 15:53

O vereador Walter José de Souza, o Valtão (PRTB), oficializou a renúncia ao mandato 2021-2024 no início da tarde desta sexta-feira, 21. A renúncia foi protocolada na Câmara Municipal e apontou “razões de foro particular” como motivo.

Confira a imagem.

Ontem, quinta-feira, 20, a Comissão Parlamentar Processante (CPP) protocolou  na Câmara de Ponta Grossa o relatório final da investigação referente à denúncia do PRTB contra o vereador Valtão por quebra de decoro parlamentar. O relatório, produzido pelo relator Izaías Salustiano (PSB), e acolhido em consenso pelo presidente Filipe Chociai (PV) e pelo membro Léo Farmacêutico (PV), indica a procedência da acusação e acata o pedido de cassação de Valtão por quebra de decoro parlamentar. Caberia ao presidente da Casa, Daniel Milla (PSD), agendar a data da Sessão Especial para o julgamento político-administrativo de Valtão pelos demais parlamentares. O plenário decidiria pela cassação ou não o vereador.

Com a renúncia, a saída de Valtão não depende de deliberação do plenário, já está efetivada. Agora, o próximo passo é a convocação do suplente Celso Cieslak (PRTB), ex-vereador da última legislatura, que ocupa atualmente o cargo de presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes. O segundo suplente é Sargento Guiarone, também ex-vereador, e presidente do PRTB, partido de Valtão e que protocolou o pedido de cassação por quebra de decoro na Câmara.

Valtão foi eleito com 1043 votos para o quarto mandato na Câmara Municipal. Em 2020 foi relator da CPI do Estar Digital e em dezembro foi preso pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) acusado de ter recebido dinheiro para alterar o relatório final a favor da empresa, o que motivou o processo por quebra de decoro na Câmara.