Sábado, 13 de Julho de 2024

Vans escolares terão novo sistema de identificação em PG

2023-04-14 às 08:06

A Prefeitura de Ponta Grossa está implantando um novo sistema de identificação de vans escolares. A medida, que consiste na aplicação de um adesivo com código QR em local visível e de fácil acesso nos veículos, permitirá a conferência de informações como a validade da licença, modelo e ano do carro, assim como a identificação dos motoristas cadastrados para transporte pelas empresas junto ao Município.

Ao todo 108 veículos de 54 permissionários contarão com os adesivos.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, a medida tem como objetivo garantir a transparência do serviço, além de fortalecer a segurança dos passageiros.

“Nos últimos meses, implantamos o mesmo sistema junto aos taxistas, permitindo o acesso facilitado a informações através do código QR. Outro ponto importante neste processo é a possibilidade de o cidadão conferir os dados e, caso necessite, informar ao Município alguma situação que esteja em desacordo com o que consta no cadastro como, por exemplo, lotação acima do permitido ou se o motorista que consta no sistema não é o mesmo que conduz o veículo. contribuindo assim para trazer mais segurança e mais agilidade na identificação de eventuais demandas”, explica.

Segundo o chefe da divisão de transportes do Município, Diego Vaz, além das informações fornecidas via código QR, o Município também disponibiliza uma lista com contatos de todos os permissionários em situação regular.

“Entre os critérios utilizados para a validação dos cadastros estão a comprovação da realização de vistorias veiculares, a realização de cursos dedicados ao transporte, a existência de seguro, tacógrafo e a apresentação de certidões negativas junto à justiça e a Polícia Federal.

Esses dados são atualizados constantemente para que a população tenha acesso a informações precisas e tenha mais segurança para contratar esse tipo de serviço”, destaca.

Permissionária e motorista de uma das vans adesivadas nesta quinta-feira, Rafaela Nogueira dos Santos, ressalta a importância do adesivo e dos pais buscarem saber mais sobre os veículos contratados.

“Esse adesivo vem para reforçar ainda mais a segurança das crianças, dos pais, dos condutores e das escolas”, finaliza.

As informações sobre o transporte escolar podem ser obtidas através da página https://transportes.pontagrossa.pr.gov.br/.

da assessoria