Quarta-feira, 16 de Outubro de 2024

Varíola dos Macacos: Professor Everson Krum explica o que muda com a declaração de emergência internacional de saúde

2022-07-25 às 17:06

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta segunda-feira (25), o professor Everson Krum apresentou as atualizações sobre a varíola dos macacos.

A doença foi declarada como emergência intercional de saúde pela OMS, no último sábado (23). “É um status que demanda preocupação, que demanda cuidados, mas que também vai propiciar que algumas medidas emergenciais sejam tomadas, como maior investimento, produção de vacinas para aqueles grupos mais ameaçados”, declara.

Krum destaca que a maior preocupação deve ser com o contato com as bolhas que se formam em quem está doente, já que a contaminação acontece desta forma. O contato pode ser por abraço, beijo, massagens ou relações sexuais. A doença também é transmitida por secreções respiratórias e pelo contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies utilizadas pelo doente. “Tem que tomar os cuidados, como distanciamento, uso de máscara e a lavagem constante das mãos”, orienta.

Krum ainda pontua que o presidente da OMS falou pela primeira vez sobre quais os grupos mais afetados pela doença. “Um estudo lançado na semana passada, numa das grandes revistas científicas, mostrou quem era o grupo de maior risco. O maior número de acometidos é de homens que têm contato íntimo e relações sexuais entre homens. O segundo grupo é aquele que entra em contato com as lesões. O presidente da organização falou para tomar cuidado com relação à estigma e o preconceito em relação a isso”, conclui.

Confira a entrevista na íntegra: