Terça-feira, 20 de Maio de 2025

Veja fotos da operação do Gaeco que investiga grupo suspeito de fraudar vestibulares no PR

2023-02-06 às 14:37

O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Ponta Grossa do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), divulgou fotos da operação que investiga um grupo suspeito de fraudar vestibulares em universidades estaduais do Paraná. Veja fotos da operação ao final da matéria.

Neste domingo (5), foram apreendidos documentos, telefones celulares e computadores. Com o investigado, foram localizados um telefone celular, um ponto eletrônico e um microfone oculto em uma tampa de caneta, equipamentos que seriam utilizados para transmitir e receber informações durante a realização do vestibular.

Com base nos elementos identificados, o Ministério Público dará prosseguimento à investigação, identificando eventuais outros integrantes do grupo e possíveis candidatos que se beneficiaram com o esquema fraudulento. As instituições de ensino lesadas com a conduta da organização serão comunicadas para que possam tomar as providências que entenderem cabíveis.

As investigações sobre o caso tiveram início em dezembro de 2022, a partir de denúncia feita pela reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa. “O cumprimento de mandados, por meio do Núcleo de Ponta Grossa do Gaeco, neste final de semana é resultante do rigoroso monitoramento de segurança dos vestibulares e processos seletivos da UEPG. A Universidade identificou a ação do suspeito nos primeiros instantes da prova do Vestibular 2022, o que frustrou a fraude e evitou que os demais candidatos fossem lesados”, disse a instituição por meio de nota.

Relembre

Grupo suspeito de fraudar vestibulares é alvo de operação do Gaeco em PG e Irati