Sábado, 14 de Dezembro de 2024

Venda de medicamentos ligados à COVID-19 aumenta mais de 200% em PG

2020-08-13 às 17:57

Durante a pandemia da COVID-19, muitas incertezas passaram a rondar a população. Como a doença é uma infecção nova e ainda não possui vacina ou qualquer tratamento com eficácia comprovada, alguns medicamentos já existentes passaram a ser procurados pela população como um possível tratamento ou até mesmo como uma forma de evitar a contaminação.

De acordo com dados da rede de farmácias Fleming, somente em Ponta Grossa a venda de medicamentos ligados à COVID-19 teve um aumento significativo. “Houve um incremento superior a 200% no consumo da Ivermectina e da Cloroquina. Nesse período também foi preciso aumentar nosso sistema de entregas em domicílio e de produção em nossa filial de manipulação“, diz a farmácia.

Em comparação com o ano anterior, a venda de Hidroxicloroquina aumentou em 200%, e a Ivermectina teve alta de 255%. Já a Azitromicina, que é um antibiótico, a rede de farmácias informa que as vendas diminuíram consideravelmente, uma vez que os maiores consumidores eram crianças, e estas não estão ficando gripadas, já que estão usando a máscara e fazendo isolamento social.

No Brasil

Segundo o Farmácias APP, aplicativo de vendas online, houve aumento de 295% nas vendas somadas de três produtos (Hidroxicloroquina, Ivermectina e Nitazoxanida) no 2º trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado.

A Hidroxicloroquina teve o maior destaque. O medicamento indicado para tratamento de malária, registrou alta exponencial de 2.768.749% no faturamento, a partir de um aumento de 2.815.600% nas vendas.

Foto: Franklin de Freitas