Circular entre os carros, nos chamados ‘corredores’, é um hábito de muitos motociclistas e que já se tornou rotina no trânsito. Moto-entregadores são os que mais utilizam esse recurso para poder chegar mais rápido ao destino, principalmente desde o início da pandemia em que a opção por moto- delivery de tornou mais prática e segura, diante restrições sanitárias adotadas no mundo todo.
Durante a votação do PL, o vereador Celso Cieslak, ex-presidente da AMTT, pediu a palavra e parabenizou o projeto de Passos e confirmou que realizou visita em Curitiba, enquanto presidente da Autarquia de Trânsito, para verificar detalhes de como ocorreu a implantação na capital e estudos em vista de trazer a ideia e viabilizar para Ponta Grossa.
“Como nas outras cidades em que o projeto foi aprovado, a medida deve diminuir muito o número de acidentes, evitando que o motociclista e ciclista corram riscos entre os carros. A instituição desses espaços livres para a permanência de ciclistas e motociclistas, concomitantemente, enquanto aguardam a abertura do semáforo, é mais uma maneira de proteção aos elementos mais frágeis do trânsito, melhorando a visibilidade dos veículos e pedestres”, destaca o vereador Felipe.
Segundo dados do Seguro DPVAT, 65% das indenizações por morte no trânsito pagas no país são decorrentes de acidentes com motos. No Paraná, embora representem apenas 20% da frota, as motos estão envolvidas em mais de 33% dos acidentes.
“Estando em área reservada, o motorista vê o ciclista e motociclista e, já pode tomar cuidado na hora de partir com o veículo. Este espaço é importante, mas ele tem que ser apresentado corretamente a ciclistas, motociclistas e motoristas. Temos que aproveitar esta proposta para promover ações e informar a população sobre a razão destes espaços e de seus benefícios. Há a necessidade de investimento constante em ações de conscientização nesse sentido, principalmente no que se refere à mobilidade urbana.”
Agora, para ganhar efeitos de legislação municipal, o texto segue para a sanção do Poder Executivo, que tem a prerrogativa de sancionar ou vetar a proposição.